CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Alumínio

Vão ser utilizadas 16 milhões de toneladas de alumínio em 2030 e 18 milhões de toneladas em 2050

31 de março de 2023

O plano Estratégico da Associação Europeia do Alumínio, European Aluminium´s 2050, prevê que o aumento da reciclagem de alumínio pode evitar até 39 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano até 2050, reduzindo a dependência de importações da Europa, podendo gerar cerca de 6 mil milhões de euros por ano para a economia europeia.

De acordo com o relatório, as características do alumínio como material circular e permanente, capaz de ser reciclado sem perder as suas propriedades originais tornam-no um recurso vital para uma economia circular e neutra para o ambiente, tornando-se no material do futuro para os setores da construção, automóvel, embalagem. As taxas de reciclagem do alumínio estão entre as mais elevadas em comparação com outros materiais, na Europa, as taxas de reciclagem são superiores a 90% nos setores automóvel e da construção e 75% para as latas de alumínio.

Segundo as previsões da Associação Europeia do Alumínio, a reciclagem do alumínio poderá reduzir as emissões em 37% até 2030 e 46% até 2050, o equivalente a evitar 39 milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano. O relatório prevê, ainda, que com um volume crescente de sucata acessível na Europa, a reciclagem de alumínio em fim de vida pode crescer para um mercado de 12 mil milhões de euros até 2050, permitindo que a indústria do alumínio apresente uma oportunidade para a economia circular, pois através da utilização do alumínio nos diversos produtos, estes atingem o seu tempo de vida útil máximo.

Actualmente, a utilização do alumínio é de 13,5 milhões de toneladas, principalmente no sector automóvel onde o alumínio é utilizado para componentes como rodas, chassis e caixas de bateria, como resultado o relatório refere que há agora quase o dobro de alumínio na economia para cada cidadão europeu do que havia há duas décadas.

De acordo com o Presidente da Associação Portuguesa de Alumínio, Rui Abreu, “este investimento na indústria da reciclagem de alumínio favorece o surgimento de uma verdadeira economia baseada na circularidade, na sustentabilidade, numa economia com futuro. Os desafios que nos aparecem pela frente são gigantescos, mas que os temos de ultrapassar, e a indústria do alumínio e a sua infinita reciclagem já está preparada e com um caminho muito bem definido. Nós já estamos a fazer a nossa parte”.

Onde a utilização do alumínio continuará a crescer, será no sector automóvel uma vez que a leveza e outros benefícios que o alumínio proporciona são importantes para os veículos eléctricos, e no setor da embalagem onde irá melhorar a taxa global de reciclagem de embalagens e esforçar-se por reciclar 100% das latas de bebidas até 2030.