CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

escritórios

Valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário caiu 0,1% em Fevereiro

21 de março de 2023

Em Fevereiro, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 12.268,7 milhões de euros, menos 14,8 milhões (0,1%) do que em Janeiro, avança a CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário decresceu 0,1% para 8.790,9 milhões de euros. Nos FEII, o valor decresceu 0,2% para 3.212,0 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 0,2% para 265,9 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 48,1% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao setor dos serviços (50,1%).

A Square AM (11,3%), a Interfundos (8,4%), e a Caixa Gestão de Activos (7,7%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

A CMVM indica ainda que em Fevereiro foram constituídas a sociedade especial de investimento imobiliário "Pestana Properties - SICAFI Especial, SA", e a sociedade de investimento imobiliário "J FRM Investimentos – SICAFI, SA", ambas geridas pela LYNX Asset Managers.

No mesmo período houve a transferência de gestão: do fundo especial de investimento imobiliário "CA Imobiliário", da Square AM para a CA Gest, da sociedade de investimento imobiliário "Krep Portugal", da Insula Capital para a LYNX Asset Managers, e do fundo de investimento imobiliário "Marathon", da Civilria Gestão de Activos para a Silvip.