CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Edifício

Valor sob gestão dos Fundos de investimento imobiliário atingiu 12.463,1 milhões de euros em Junho

19 de julho de 2023

Em Junho, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 12.463,1 milhões de euros, mais 104,1 milhões (0,8%) do que em Maio.

De acordo com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - CMVM, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário cresceu 0,8% para 8.785,8 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 1,1% para 3.403,5 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 0,1% para 273,8 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 48,1% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (36,9%).

A Square AM (12,7%), a Interfundos (8,1%), e a Lynx Asset Managers (7,4%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em junho, foi constituído o fundo especial de Investimento Imobiliário "Florestas de Portugal", gerido pela Fidelidade, e duas sociedades especiais de investimento imobiliário, a "ZW CAPITAL - SICAFI Especial, S.A.", gerida pela Imorendimento, e a "Predipalma - Empreendimentos Imobiliários - SICAFI Especial, S.A.", gerida pela Predipalma - Empreendimentos Imobiliários - SICAFI Especial, S.A..

Houve também a transferência de gestão do fundo de investimento imobiliário fechado " Office Park Expo", da Libertas para a SouthCap, e a gestão da sociedade de investimento imobiliário "OBVI Investments" passou da Insula Capital para a LYNX AM.

No mesmo período, foram ainda liquidados o fundo de investimento imobiliário "GNB alta Vista" e o fundo de gestão de património imobiliário "FUNGEPI NB II, ambos geridos pela GNB Real Estate.