CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Um pequeno raio de modernidade no centro de Ponta Delgada

23 de dezembro de 2021

Na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, nasceu uma pequena casa que se destaca do núcleo urbano pela sua modernidade. A Casa moinho de vento é da autoria da BOX arquitectos.

Num esquema urbano consolidado, no centro da cidade de ponta delgada, a intervenção responde a um programa de uma moradia unifamiliar extremamente pequena, em dois pisos, distribuídos por uma única zona social no piso em baixo, em quanto o piso alto contem dois pequenos quartos.

Apenas com 4,20 metros de frente, sem espaço para zona de circulação pedonal urbana, o alçado resulta do imaginário básico do desenho” infantil” da “casa”...uma porta e uma janela. Neste sentido, o alçado principal assume exclusivamente a função de fronteira entre o interior e o exterior, sem motivo para que ambos se relacionem, sem que desta forma seja.

O programa interior desenvolve-se sem recorrer a espaços de transição ou sequer de divisão. O espaço social da casa é um só, que ganha dimensão na sua profundidade, quando encontra um jardim, no extremo deste espaço. O jardim equilibra a casa com o seu anexo que se pretende excluso à própria casa, privado e que remata a profundidade do lote. No piso alto, o quarto nascente ganha um terraço, de onde se contempla o “casario” que compõe parte do desenho urbano, característico do “bairro”.

A necessidade de simular maior amplitude espacial, faz surgir as clarabóias possíveis na cobertura inclinada, que recebe a luz e a espalha pelos espaços interiores funcionando como um “diafragma”, que aumenta a “perspectiva vertical”.

Ficha Técnica:

Nome do Projeto: Casa moinho de vento
Atelier de Arquitectura: BOX arquitectos
Arquitecto responsável: Barabara Morgado + Oscar Catarino
Website:www.boxarquitectos.pt

Localização: Ponta Delgada – Açores – Portugal 
Ano de conclusão da obra: 2021
Área total construída (m2): 110m2
Construtora: Vicor caetano engenharia & construção, unipessoal, ldª
Engenharia: SOPSEC Açores
Decoração de interiores:.BOX arquitectos
Fotógrafo . Architectural photographer: Ivo Tavares Studio
Website:www.ivotavares.net