CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

Verdelago Resort cria parque verde com Centro de Interpretação, Proteção e Valorização Ambiental

15 de outubro de 2021

O Verdelago, um resort de 5 estrelas com mais de 85 hectares de área verde, a 500 metros da praia e com uma frente de mar de mais de um quilómetro de extensão, vai ter um parque verde de recreio e lazer.

Assumindo um compromisso com a natureza e com o meio envolvente, preservando esta zona intacta e protegida do Sotavento Algarvio, vai nascer assim o Parque Verde de Recreio e Lazer do Verdelago Resort.

O Verdelago Resort vive da natureza e da sua preservação. Tendo por objetivo fazer com que o seu o impacto na natureza seja mínimo, criou um espaço natural para as mais de 110 espécies diferentes de animais identificados no local, onde camaleões, sapos, rãs, borboletas, coelhos, guarda-rios, patos reais, gaios, poupas e até cegonhas brancas, entre inúmeras outras espécies, são não apenas monitorizados por associações independentes, como protegidos.

Centro de Interpretação, Proteção e Valorização Ambiental

Os vários habitats existentes e protegidos, nomeadamente, charcas temporárias, pinhal manso, pinhal bravo, eucaliptal, povoamento de sobreiros, lagoa, dunas, entre outros, oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um elenco de fauna e flora bastante diversificado. Nesse sentido, o Verdelago Resort tem vindo a criar parcerias e programas com diversas entidades por forma a “estudar” e apoiar o desenvolvimento desses habitats da melhor maneira possível, nomeadamente, com a Vita Nativa, CCMAR (Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve), 2BForest e Ambientar.

O Centro de Interpretação, Proteção e Valorização Ambiental, integrado no Parque Verde e de Lazer, muito voltada para o exterior e a sua envolvente, pretende ser dinâmica ao longo das diferentes estações do ano, oferecendo sempre novas experiências pedagógicas aos utilizadores que visitam o local.

Sendo esta área bastante conhecida pela existência da espécie do Camaleão, será esta a espécie bandeira do Centro Ambiental, tendo por isso uma significativa presença no projecto.

Percorrido por passadiços e caminhos pedonáveis e cicláveis feitos com materiais naturais e sustentáveis que percorrem todo o aldeamento e terminam na praia, o Parque Verde de Recreio e Lazer tem várias zonas de estar e de repouso. Miguel Saraiva, do Atelier Saraiva + Associados, responsável pelo projecto afirma que os “passadiços têm uma extensão total na ordem dos 7km envolvidos de pinheiros e sobreiros, charcos temporários e uma lagoa. Passam também por zonas de descanso, interpretação ambiental e desporto ao ar livre, incorporando áreas para conservação e promoção do habitat”.

Para além dos espaços de lazer, tem também espaços de eventos e experiências no meio da natureza e lugares específicos de pic-nic, zonas de refeições VIP e um Kids Club para os mais novos. O Parque Verde dispõe ainda de uma horta e de um pomar de citrinos e árvores de fruto locais, como figueiras e amendoeiras, locais para a observação da fauna e flora, um centro desportivo para prática de fitness e massagens ao ar livre. Miradouros para observar a paisagem e conhecer melhor o espaço natural envolvente também não faltam.

O Verdelago teve preferência por opções construtivas que minimizassem as emissões de Co2 e de gases com efeito de estufa e optou também por utilizar materiais de construção que maximizassem a eficiência energética. Os consumíveis são recicláveis, adoptou fontes renováveis para produção de energia, faz aproveitamento de recursos hídricos e tratamento de resíduos. 

Como explica Miguel Saraiva, do Atelier Saraiva + Associados, responsável pelo projecto, “este empreendimento encontra-se numa zona do Algarve com uma vivência única, com uma praia cristalina e areia branca, uma das verdadeiras joias do Algarve que, apesar de ter as águas mais quentes de todo o litoral, permanece como um local exclusivo, num território muito bem preservado. “Quisemos manter tudo isto, num conceito de imersão na natureza a 360°, com uma arquitetura não agressiva de escala humana, com uma linguagem contemporânea, mas com respeito pelos valores do local em que se insere. Quem ditou as regras foi a extraordinária paisagem do terreno. O golfe foi eliminado, demos maior amplitude às zonas de recreio (piscinas e zonas verdes centrais), reduzimos a volumetria do hotel, promovemos a sua implantação numa cota mais baixa, integrando-o, desta forma, plenamente na paisagem que o rodeia.É um projecto único inserido numa paisagem única, onde a nossa intervenção se funde com a Natureza".

De recordar que o Verdelago Resort é um projecto da Verdelago - Sociedade Imobiliária, S.A. uma empresa de desenvolvimento de projetos imobiliários e turísticos, cuja participação maioritária é detida pelo Fundo Aquarius, FCR, gerido pela OXY Capital. O Verdelago Resort terá, para além das 340 unidades residenciais turísticas e do hotel de cinco estrelas com 197 quartos, um Clube do Aldeamento (com restaurante, bares, open market, esplanada, piscina infinita e zonas de estar), 4 campos de padel e 2 de ténis, serviços de apoio familiar (babysitting e kids club), passadiços de madeira com acesso à praia, assim como diversos percursos pedonáveis e cicláveis (cerca de 7 km) por entre sobreiros e pinheiros, charcos temporários e uma lagoa. O Verdelago Resort estende-se por cerca de 86 hectares de terreno, com um índice de construção 8,7%. Os seus cerca de 70 hectares de espaços verdes, incluem um parque verde e de lazer com mais de 42 hectares e uma reserva natural em frente do mar com 24 hectares, áreas de interpretação ambiental, conservação e promoção do habitat natural.