CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Metro AG compra Grupo Aviludo, aumentando o seu portfólio em Portugal, onde já detém a makro

19 de outubro de 2020

Metro AG assinou o contrato de compra do Grupo Aviludo, umas das empresas líderes no sector grossista para hotelaria e restauração, que gerou um volume de negócios de 152 milhões de euros em 2019 chegando a mais de 13.500 estabelecimentos e empresas de norte a sul do país.

Com esta aquisição, a multinacional alemã Metro AG, aumenta o seu portfólio, onde já detém a makro, reforçando assim a sua aposta no país e no sector e intensificando a sua estratégia de liderança com a expansão do negócio de distribuição foodservice. Para além da aquisição do negócio operacional, que engloba os centros de produção e distribuição assim como a frota logística, esta transacção inclui também o património imobiliário da empresa. As partes acordaram não divulgar os detalhes financeiros da transacção que ainda está sujeita a aprovação por parte das autoridades competentes.

Segundo Olaf Koch, CEO da Metro AG, “no seguimento da aquisição da Pro à Pro, Rungis Express e Classic Fine Foods nos últimos anos, vamos agora através da aquisição da Aviludo expandir a oferta e serviços para os nossos clientes em Portugal, um mercado que consideramos estratégico. Graças ao forte posicionamento da Aviludo, reforçamos a presença no país e criamos mais valor para os nossos clientes e para os seus negócios de forma a acelerar também o nosso crescimento”.

José Ressurreição, co-fundador e CEO da Aviludo, acrescenta, “com a Metro AG encontrámos o parceiro ideal para crescer, preservando ao mesmo tempo a fórmula de sucesso da Aviludo e os seus melhores activos, a cultura de trabalho e as pessoas. Em conjunto com a equipa de gestão da Aviludo, estamos satisfeitos com a perspectiva de trabalhar lado a lado com a Metro AG, e em particular com a makro Portugal, para construir uma oferta ímpar para a hotelaria e restauração nacional”.

Desde a sua fundação em 1984, o Grupo Aviludo cresceu tornando-se num operador de foodservice com expressão a nível nacional e em diversas categorias. Actualmente emprega cerca de 850 colaboradores, incluindo uma força de vendas com cerca de 150 profissionais que contactam diariamente os clientes em todo o país. Em 2019 atingiu um volume de negócios de 152 milhões de euros. A Aviludo possui oito plataformas logísticas, incluindo quatro com capacidade de produção e processamento de carnes, e uma frota com mais de 180 veículos.

O portefólio da Metro em Portugal, inclui a makro, e que experienciou nos últimos anos um forte crescimento impulsionado pelo sector de hotelaria e restauração. A makro Portugal tem 10 lojas e em 2018/19 registou um volume de negócios de 398 milhões de euros, com um dos Net Promoter Scores (NPS) mais elevados do segmento Europa Ocidental.