CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Investimento no sector hoteleiro continua dinâmico

11 de julho de 2019

Em 2019 o investimento no sector hoteleiro continua a dar mostras de grande dinamismo, pode ler-se no recente relatório elaborado pela Cushman & Wakafiel sobre o mercado imobiliário. Ao longo dos últimos seis meses do ano, o sector foi o mais dinâmico, “embora muito influenciado pela maior operação do semestre – a compra do portfólio de hotéis Tivoli pela Invesco à Minor pelo valor de 313 milhões de euros”.

O sector continua a exercer forte atractividade sobre os investidores, prova disso são os cinco negócios que se registaram entre Janeiro e Junho e que totalizaram cerca de 90 milhões de euros – pode ler-se no estudo “Spring Market Study 2018 - Trends 2019” divulgado pela C&W

O sector de turismo na economia nacional representa já 8,2% do Produto Interno Bruto do país e caracteriza-se por ser um forte gerador de emprego. A área metropolitana de Lisboa foi o região com a maior quota de turistas o ano de 2018, com 29,78% do total de hóspedes da hotelaria, seguida pelas regiões Norte e do Algarve com 20,56% e 20,02% respectivamente. A Região Autónoma da Madeira registou 6,56% do total de dormidas do ano, seguida pelo Alentejo e pelo Região Autónoma dos Açores com 4,96% e 2,90% respectivamente.

A consultora afirma o relatório que “Portugal como destino turístico continuará a exercer atractividade como destino turístico e não apenas a faixa litoral. “Espera-se que a dinamização de áreas consideradas como destinos não prioritários, como o interior do país, continuará a contribuir fortemente para a economia local e para o aumento de turismo nas regiões em causa” - afirma o estudo.

A abertura de novos hotéis em 2019 no país aponta para 109 novas unidades, com Lisboa e Porto representando 56% da nova oferta.

No primeiro trimestre de 2019, foram inauguradas sete novas unidades hoteleiras e três outras reabriram com novas marcas. Este foi o caso do antigo Hotel Guadiana no Algarve, agora chamado de Grand House Hotel (5 *), o Hotel Eve Senses em Faro e o Carvi Beach Hotel Algarve.

Em novos projectos, abriu o Monchique Resort & SPA (185 quartos) na região de Algave e no Porto destaca-se a inauguração Vinhas do Vila Galé Douro (47 quartos).