CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

Infante Sagres: Um hotel com 70 anos de história

4 de agosto de 2021

A celebrar 70 anos, o Infante Sagres pertence à história do Porto e pertence-lhe o se ter tornado no primeiro hotel de cinco estrelas da cidade e ter recebido Chefes de estado, membros da família real, artistas de todo o mundo e até o Dalai Lama.

Em sete décadas de história, o hotel Infante Sagres, primeiro hotel de luxo do Porto e até hoje um dos mais emblemáticos edifícios da Baixa da cidade, foi testemunha e palco da sua história e evolução. Projetado pelo arquiteto Rogério de Azevedo, pioneiro da escola modernista do Porto, o hotel foi recentemente restaurado e renovado, recuperando a sua configuração original.                                                          

A missão foi descrita por Adrian Bridge, CEO do grupo The Fladgate Partnership, que detém o hotel desde 2016, como um “lapidar de uma joia”, pela minúcia com que todos os detalhes foram cuidadosamente trabalhados, por equipas especializadas em conservação de arte. “Porque mais do que restaurar, o objetivo foi devolver ao hotel todo o seu charme e personalidade. Do vitral assinado pelo atelier Ricardo Leone, com mais de 500 painéis pintados à mão, aos tetos e pavimentos, descobrimos, à medida que íamos desvendando as camadas de história do hotel, o seu verdadeiro valor: o tempo”, afirma.

No seu livro de honra, constam fotografias e mensagens de figuras de estado, vários membros de famílias reais, músicos e até o Dalai Lama. Entre as ilustres recordações, lê-se, nas palavras de José Saramago que “O hotel Infante Sagres é de certa maneira o Porto, no sentido de que exprime uma serenidade, uma espécie de certeza de quem está onde deve estar e é o que deve ser” (23.4.91).

Mas nem só de passado vive o hotel Infante Sagres. Assumindo o seu papel de anfitrião da cidade invicta, acaba de lançar um novo programa, que convida à descoberta do que tornou o Porto num dos destinos mais elogiados e cobiçados a nível mundial. Pensado ao detalhe, o programa “A Joia do Porto” sugere três noites de alojamento e um conjunto de experiências integradas, para que se sinta em boas mãos.

Localizado no coração da cidade, em plena Praça Filipa de Lencastre, o hotel Infante Sagres é o ponto de partida perfeito para explorar a cidade a pé, estando a uma curta distância dos seus principais atrativos, como a Torre dos Clérigos, a Ribeira ou a Avenida dos Aliados.  Entre as experiências incluídas no programa está uma “walking tour” privada, em que, na companhia de um guia especializado, poderá desvendar os segredos de uma cidade, com tanto por contar.

Símbolo e fio condutor da sua história, o Rio Douro é um dos pontos de visita obrigatório no programa, que convida a uma viagem de barco pelas famosas seis pontes que atravessam as duas margens e, claro, a uma incontornável visita e prova nas caves Taylor’s, uma das mais notáveis e antigas casas de vinho do Porto, reputada pelos seus Vintage e Tawnies de idade.

De regresso ao hotel, a descoberta faz-se também pelos sabores da comida e do vinho, no Vogue Café Porto, que acaba de lançar uma nova carta de verão, inspirada na cozinha mediterrânica, com a sofisticação e irreverência criativa que caracterizam o espaço.

E porque este é um momento de celebração, o hotel criou o cocktail de aniversário “1951”, composto por Taylor’s Chip Dry, Italicus, Dom Bénédictine, Xarope de maçã Granny Smith, gengibre e sal e pimenta, que poderá ser degustado tranquilamente no pátio interior do Vogue Café Porto, um verdadeiro oásis no centro da cidade.