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Turismo

 

Europeus voltam a viajar para a Alemanha após o confinamento

9 de setembro de 2020

Desde que se levantaram gradualmente as restrições nas viagens, os turistas europeus aproveitaram a oportunidade para viajar de novo para a Alemanha. Em junho voltaram a registar-se 1,08 milhões de dormidas procedentes apenas dos países mais próximos, 760.000 mais do que no mês anterior.

No que respeita à totalidade do turismo recetivo, a Oficina Nacional Alemã de Turismo (ONAT) registou, em Junho, uma descida de 79,6% em comparação com o ano precedente, após perdas de 93,1 e 91,0%, respectivamente, durante os meses de confinamento de Abril e Maio.

Segundo os resultados do Anholt-Ipsos Nation Brands Index (NBI), em 2020 a Alemanha encabeça a lista dos 20 países onde os turistas internacionais se sentem mais à-vontade. Além disso, os 20.000 inquiridos atribuem à Alemanha a posição de liderança no que toca à gestão da crise no sistema sanitário.

“Os primeiros resultados do NBI confirmam a excelente imagem que a Alemanha foi adquirindo como destino turístico entre os viajantes internacionais desde há bastante tempo, incluindo em épocas de crise. Neste sentido, temos trabalhado intensamente com os parceiros do sector turístico alemão para manter vivo o interesse pelo nosso produto nos mercados internacionais. Isso dá-nos motivos para um prudente optimismo na hora de unir forças para sair, a médio prazo, da grave crise que o turismo mundial está a viver”, afirma Petra Hedorfer, presidente do conselho de administração da ONAT, referindo-se à recente evolução da situação.

A análise dos dados de reservas de voos realizada pela Forward Keys mostra uma reativação da vontade de viajar desde a abertura de fronteiras. Em meados de Junho, as chegadas de voos procedentes dos 13 mercados emissores europeus mais importantes para a Alemanha representavam cerca de 25% do volume do ano anterior, mas a partir de meados de julho já se tinham alcançado valores acima de 30%.

-Num estudo do IPK Internacional que analisa os efeitos do coronavírus no comportamento do turismo internacional os inquiridos consideraram que o risco de contágio é especialmente baixo nas deslocações de automóvel, nas férias na natureza e nas viagens individuais. O Turismo Alemão adapta-se a esta tendência com uma planificação flexível das suas campanhas e ajustando as suas atividades de marketing aos mercados europeus. Assim, lança agora a campanha '#WanderlustGermany' dirigida sobretudo aos turistas interessados na natureza e nas férias activas, tendo como pontos centrais as caminhadas e o ciclismo. 

Num outro estudo (Junho de 2020), o Tourism Economics analisou a influência que teve a pandemia nos 15 mercados emissores mais importantes para a Alemanha como destino turístico. Segundo os resultados obtidos, no ano em curso é de esperar que se registe uma queda de 45% nas dormidas procedentes da Europa e de 64% nas procedentes de outros países. Segundo este estudo, os mercados fora da Europa estão a recuperar muito mais lentamente. Os países vizinhos, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Suíça e Áustria, são os que têm potencial para uma recuperação mais rápida. Seguem-se, do sexto ao décimo lugar, outros grandes mercados emissores europeus como França, Suécia, Grã-Bretanha, Espanha e Itália.

De forma a apoiar as cidades em tempos de coronavírus, a ONAT promove actualmente os espaços verdes urbanos, a gastronomia ao ar livre ao estilo dos “jardins de cerveja”, os parques palacianos e jardins, além de visitas aos arredores das metrópoles.