CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Enoturismo do Porto e Norte de Portugal à conquista do mercado internacional

13 de fevereiro de 2020

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) é uma das participantes na primeira edição da “FINE – Wine Tourism Expo”, que está a decorrer em Valhadolid, Espanha.

A FINE assume-se como um evento exclusivamente dedicado a profissionais, constituindo um grande ponto de encontro do sector do enoturismo com operadores e agências de turismo, gestores de destino, guias turísticos, portais de venda online, vinotecas e influenciadores, entre outros.

O Turismo do Porto e Norte está presente nesta edição da FINE com um stand próprio, onde decorrem várias acções de divulgação e promoção da oferta enoturística da região.

Para o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins “a FINE é um espaço privilegiado para a realização de encontros comerciais, contribuindo para o desenvolvimento deste tipo de turismo, que envolve várias vertentes, nomeadamente cultura, história e território”.

“A região do Porto e Norte de Portugal tem muito a ganhar com a presença num evento como este, visitado pelos profissionais que, no fundo, vão encaminhar novos turistas para o território”, acrescenta.

Luís Pedro Martins sublinha, a propósito, que “o interesse do mercado espanhol pelo Norte de Portugal é grande e, felizmente, esta é uma região que, também no que respeita ao enoturismo, tem muito para oferecer e para crescer”. “Temos subdestinos com grande potencial e estamos a organizar a oferta turística deste produto, em estreita colaboração com entidades privadas, municípios, IVDP e comissões vitivinícolas”, acrescenta.

Entre as entidades parceiras, estão representados no stand do Turismo do Porto e Norte os Municípios de Alijó, Barcelos, Felgueiras e Vila Nova de Gaia.

De Alijó, participam a D’Origem – Sociedade Agrícola e Comercial, Pedaços Douro – Vinhos do Douro, Adega Cooperativa de Favaios, Grapeland, Doutor Vintage Tours e Experience Douro.

Estão, ainda, presentes a Tamariz Wines – Quinta de Tamariz, de Barcelos, e a The Fladgate Partnership, de Vila Nova de Gaia.

A presença da TPNP em Valladolid, permitiu ainda a realização de nova reunião entre esta entidade e a Direcção Geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, reforçando o trabalho iniciado há uns meses. Uma cooperação tem como principais objectivos a criação de acções conjuntas de promoção internacional do destino Douro/Duero, a elaboração de um mapa dos recursos turísticos de ambos os territórios em torno do vinho e da gastronomia. Visa, ainda, a criação de um calendário de eventos transfronteiriços de interesse turístico, um calendário de promoção nacional e internacional do destino Douro/Duero, a elaboração de uma carta de vinhos do Douro/Duero, a promoção conjunta do GR14 (Rota dos Vinhos da Europa), a criação de uma rota enoturística internacional e a concretização da ligação ferroviária internacional entre o Porto e Salamanca, desde o Pocinho – Barca de Alva – La Fuente de San Esteban.