CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

ECS Capital vai vender o Palácio do Governador e mais cinco activos até ao final do ano

8 de julho de 2019

Fernando Esmeraldo, presidente do Conselho de Administração da ECS Capital, revelou na inauguração oficial da expansão e renovação do ‘novo’ Cascade Wellness Resort, em Lagos, no Algarve, que a ECS Capital tem em processo de venda seis activos até ao final do ano, entre eles o Palácio do Governador, em Belém.

O responsável não avançou valores nem adiantou os nomes dos outros activos mas garantiu que até ao final do ano, já será possível divulgar, revelando apenas que alguns são no Algarve e outros no Porto. De recordar que a ECS Capital possui activos sobretudo na área do turismo e turismo residencial.

Salientou também que os projectos que ficaram sob a gestão da ECS Capital, por insolvências dos grupos e de incumprimento de empresas, encontram-se neste momento em franco desenvolvimento.

Entre as intervenções já realizadas pelo ECS, além do Cascade Wellness Resort, estão os empreendimentos da Herdade dos Salgados, de São Rafael, que pertenciam ao grupo CS, do promotor Carlos Saraiva e que agora fazem parte da marca NAU Hotels & Resorts,  assim como o Salema Beach Village e ainda o Conrad Hotel e as Cascatas Golf Resort & Spa da marca Hilton, isto só na região do Algarve.

“A estratégia destes processos iniciados com a crise imobiliária, era agarrar nos activos e continuar os processos de concretizão, renovação e requalificação e posteriormente de venda. Estamos precisamente a viver um bom período para os colocar no mercado, onde os activos já valorizados por nós estão numa fase extraordinária por parte da procura”, admitiu. Fernando Esmeraldo acrescentou que, o Fundo ainda vai continuar neste segmento, com os activos que possui, durante algum tempo.

O presidente da ECS explicou que a estratégia é preservar e valorizar os activos para os vender no momento mais favorável. “Neste momento vivemos uma fase muito atractiva para o investimento e acredito que não vamos deixar de atrair capital estrangeiro, sobretudo porque quem vem conhecer Portugal, geralmente fica rendido e regressa”. Fernando Esmeraldo acrescentou que além de todas as qualidades sempre referenciadas, como o clima, a história, o património, a cultura, as pessoas, a qualidade de vida, os preços mais acessíveis do que maioria das cidades europeias, vai continuar a ser um factor determinante.

Reconheceu que neste momento, a maioria dos compradores dos grandes activos portugueses são estrangeiros, alguns fundos e outros operadores internacionais.

Conhecedor do mercado, Fernando Esmeraldo, admitiu que como todas as economias e a história assim o comprova, os ciclos marcam os mercados. Portugal e o imobiliário movem-se segundo os fluxos económicos e as influências externas num mercado cada vez mais global, daí que acredita que estamos prestes a atingir o fim de um ciclo. No entanto, admitiu que estão tranquilos e que a estratégia é desenvolver e vender, no momento certo.

Sete milhões para renovar o Cascade Wellness Resort

De recordar que o Cascade Wellness Resort, da ECS Capital, teve um investimento de sete milhões de euros para ampliar, renovar e requalificar a unidade turística que ficou nas mãos do fundo em 2013.

Um projecto que soube renovar-se e adaptar-se a uma região que necessitava de lutar com a sazonalidade. O Cascade apostou na qualificação dos seus espaços para se tornar um dos locais mais procurados para estágios desportivos por selecções de futebol profissional. Hoje, é um exemplo de como se pode tirar partido de valências para gerar rentabilidade e contribuir também para a economia algarvia.

Fernando Esmeraldo considerou que essas mais-valias introduzidas num empreendimento têm de fazer parte de um projecto. “Mesmo sofrendo a sazonalidade, o Cascade conseguiu assegurar uma rentabilidade mais duradoura no tempo”.

De recordar que o resort possui dois campos de futebol, com as medidas oficiais exigidas pela FIFA.  Dispõe também de um spa com 5 salas de tratamento e uma piscina aquecida, um ginásio com uma oferta completa de equipamentos topo de gama e dois campos de ténis. Totalmente equipado para preparar atletas de alta competição.

O responsável, explicou também a importância destes projectos da parceria público-privada. Este investimento de sete milhões de euros, parte deste valor foi objeto de uma candidatura ao Portugal 2020 que mereceu a aprovação de um financiamento. “O que fizémos neste hotel representou um esforço colectivo entre privado e público”, adiantou.

Pode ler mais AQUI