CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Crescimento do turismo no Porto e Norte muito próximo dos dois dígitos

18 de novembro de 2019

O crescimento da actividade turística da região do Porto e Norte, nos primeiros nove meses do ano, aproxima-se dos dois dígitos, liderando a análise a nível nacional.

Comparativamente com o período homólogo do ano passado, a região cresceu 9,6%, somando mais de 8,3 milhões de dormidas no total.

Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte (TPNP), “os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística confirmam que a região manteve e reforçou a sua tendência de crescimento, seja nas dormidas seja nos proveitos, não só com resultados assinaláveis, mas em contra-ciclo com as quebras nos valores globais nacionais verificadas em Setembro”.

O responsável realça, também, “a subida no RevPar, que mede a relação entre os proveitos de aposento e o número de quartos disponíveis, significando que a região do Porto e Norte consolida o seu estatuto de terceiro destino nacional”.

Luís Pedro Martins considera estes números “extremamente positivos, não só comparativamente com o desempenho no período homólogo do ano passado, mas também com o posicionamento do Porto e Norte no cenário nacional”.

Relativamente apenas ao mês de Setembro, o crescimento foi de 8%, totalizando 1,1 milhões de dormidas. Um registo claramente superior ao das restantes regiões do país.

Em termos de dormidas de não residentes, o desempenho da região do Porto e Norte regista uma evolução de 10,5% em Setembro e de 11,4% desde o início do ano.

O Norte liderou também, nos primeiros nove meses do ano, as dormidas totais no segmento do turismo no espaço rural e de habitação, concentrando 30,5% do total nacional.

Destaca-se, igualmente, no que respeita ao alojamento local, com uma quota de 20,9%, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa.

Em termos de evolução dos proveitos, o Porto e Norte é também uma das regiões em destaque com acréscimos de 12,4% nos proveitos totais, representando mais de 17 milhões euros, mantendo a trajectória de crescimento que, no acumulado desde o início do ano, registou uma subida de 14,1%, correspondendo a um aumento de 112 milhões de Euros. Nos proveitos por aposento, a Região registou em Setembro, uma subida de 11%.

Destaque, ainda, para o desempenho do município do Porto, que regista em termos nacionais 6,1% das dormidas totais em Setembro e 6,2% do total desde o início do ano. Os não residentes representam 83,3% das dormidas registadas no conjunto dos primeiros nove meses de 2019. Desde Janeiro, as dormidas no Porto aumentaram 9,6%.

Segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, de Janeiro a Setembro, entre os municípios mais representativos no total nacional, sobressai Matosinhos com a maior quota de residentes (58,9%), seguindo-se Braga (51,4%).

Para o presidente da TPNP “o desempenho do turismo na região do Porto e Norte permite encarar o futuro com muito optimismo”. A título de exemplo cita os dados divulgados esta semana no Atlas da Hotelaria 2019, da consultora Deloitte, que identifica o Porto como uma das cidades portuguesas mais atractivas para o investimento hoteleiro em 2020, a par de Lisboa.