CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Comissão promove novas competências para trabalhadores do turismo

31 de janeiro de 2022

Hoje, com o apoio da Comissão, o sector do turismo, as associações europeias de turismo, os prestadores de ensino e formação profissional e os sindicatos lançaram uma vasta parceria para as competências no ecossistema do turismo da UE

Os membros da parceria acordaram compromissos e indicadores específicos para ajudar os trabalhadores do sector do turismo na aquisição de novas competências ao longo dos próximos anos. Um dos objectivos da parceria é incrementar as atividades de melhoria de competências e requalificação em 40 % para os trabalhadores no ativo e em 80 % para os desempregados até 2025. Dado que o sector do turismo da UE foi gravemente afectado pela pandemia de Covid-19, o investimento em competências é essencial para manter a competitividade, cumprir as responsabilidades económicas e sociais do setor e permitir a sua transição digital e ecológica. Após os compromissos assumidos em seis outros ecossistemas industriais, esta parceria é uma aplicação concreta do Pacto para as Competências, uma das iniciativas emblemáticas da Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência.

O principal objectivo do Pacto é mobilizar recursos e incentivar todos os parceiros relevantes a tomarem medidas concretas para melhorar as competências e requalificar a mão de obra em ecossistemas industriais fundamentais. Desde o seu lançamento, mais de 500 organizações comprometeram-se a requalificar mais de 1,5 milhões de pessoas na Europa. Esta iniciativa contribui igualmente para o grande objectivo a nível da UE de que, até 2030, pelo menos 60 % de todos os adultos participem anualmente em acções de formação.