CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Arrábida já tem "Guia da Rede de Percursos Pedestres"

25 de maio de 2021

Um novo guia, que apresenta quatro percursos pedestres, com mais de 40 quilómetros de trilhos em pleno Parque Natural da Arrábida, foi apresentado ontem à tarde pela Câmara Municipal de Setúbal.

Das Encostas de S. Filipe e Alto do Formosinho às Aldeias de Azeitão, o projecto Percursos Pedestres da Arrábida – Arrábida Walking Trails integra quatro trilhos de pequena rota, com uma extensão total de cerca de 44 quilómetros, que percorrem, na maioria, caminhos rurais, ligando pontos de interesse naturais ou históricos, como as aldeias, os caminhos tradicionais, as praias e os pontos mais altos da serra.

"Ao criar uma rede de percursos pedestres, estamos a mostrar as nossas origens de forma ordenada e regrada, sem comprometer a degradação dos habitats e o património natural e cultural que nos caracteriza", afirmou Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal na apresentação da publicação.

O guia soma 60 páginas, incluindo informações da região, conselhos aos caminhantes, mapas, espécies que podem ser avistadas na Arrábida e contactos úteis, além de informação de cada percurso e dados como a distância total a percorrer, a duração média e características ou época aconselhada.

 

Os 4 percursos

A "PR1 STB – Encostas de S. Filipe", com 3,9 quilómetros, com início e término no Parque Urbano de Albarquel, desenrola-se pelos caminhos que envolvem o Forte de S. Filipe, constitui-se como o percurso ideal para quem é iniciante nas caminhadas e não quer perder de vista a beleza da Arrábida.

Outro percurso é a "PR2 STB – Alto do Formosinho", com 8,3 quilómetros. Este percurso, com início na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, passagem no Convento da Arrábida e fim junto do cruzamento para o Portinho da Arrábida, permite atingir um local icónico de toda a região, o Alto do Formosinho, o ponto mais alto da cordilheira da Arrábida, assinalado com o marco geodésico aos 501 metros.

A rota PR3 STB – Portinho da Arrábida", de 1,3 quilómetros, tem início no parque de estacionamento junto da Estação Arqueológica do Creiro, passagens pelo Museu Oceanográfico e Lapa de Santa Margarida e fim no acesso para Alpertuche.

Já a "PR4 STB – Aldeias de Azeitão" é predominantemente histórica e com vários pontos de interesse natural e patrimonial. Com início e fim na Praça da República, em Vila Nogueira, pode ser feito na íntegra, num trajecto com um total de 17 quilómetros, ou optar-se por uma volta mais curta, com 11,2.

 

Da escala fácil à ... muito difícil!

A rede de percursos pedestres agora inaugurada no concelho é o início de um projecto maior que, além de Setúbal, envolve Palmela e Sesimbra, o denominado território Arrábida, a concluir em breve.

"A estes percursos, irão juntar-se outros três no concelho de Sesimbra e mais cinco no concelho de Palmela. Todos unidos por uma grande rota, a GR11 – Grande Rota da Arrábida, com 75 quilómetros, concluindo-se, assim, a instalação deste importante traçado europeu na Península de Setúbal."

"Sabemos a importância nacional que a Serra tem, o reconhecimento que merece como destino de turismo de natureza, e vamos trabalhar para que todos tenham acesso a este património comum. Acreditamos no turismo de natureza como fator impulsionador da economia local, da promoção dos estilos de vida saudáveis e ativos e de promoção da nossa cultura." - afirmou a autarca

A rede Arrábida Walking Trails utiliza o sistema de sinalética definido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, através de marcas amarelas e vermelhas que sinalizam as pequenas rotas.

Para transmitir a dificuldade de cada trajecto, foi adotado o código MIDE – Método de Información de Excursiones, ferramenta para que o caminhante possa escolher o roteiro que mais se adequa à sua preparação e motivação.

Para cada percurso, é apresentada a respectiva classificação de MIDE, numa escala de 1 (muito fácil) a 5 (muito difícil), bem como a altimetria e as recomendações particulares relativas, entre outras, a épocas do ano, necessidade de material específico e existência de pontos de abastecimento.

O Guia da Rede de Percursos Pedestres vai estar, em breve, disponível para consulta na internet.

O Parque Natural da Arrábida ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil hectares, dos quais mais de 5 mil são de superfície marinha, abrangendo território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.