Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
APAVT no programa europeu SUSTOUR para promoção da sustentabilidade no sector das agências de viagens

 

APAVT no programa europeu SUSTOUR para promoção da sustentabilidade no sector das agências de viagens

15 de março de 2022

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) formalizou a sua adesão ao programa europeu SUSTOUR, que promove a adopção de ferramentas e práticas de sustentabilidade entre agentes de viagens e operadores turísticos.

No âmbito deste projecto, apresentado no decorrer do congresso da APAVT em Aveiro por Naut Kusters, especialista em sustentabilidade, a associação irá divulgar e oferecer, exclusivamente aos seus associados, apoio técnico no sentido da certificação Travelife e na introdução de ferramentas de gestão de cadeias de carbono, plástico e de fornecimento.

O programa, que integra como parceiros a ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), a ECEAT (Centro Europeu para o Turismo Eco e Agro), A ANVR (Associação Holandesa de Agências de Viagens), a SMAL (Associação da Indústria Turística Finlandesa) e a UHPA (Associação Croata de Agências de Viagens), é apoiado financeiramente pelo programa COSME da UE, destinado a dinamizar a competitividade do sector das PME europeias. 

De acordo com a APAVT, o turismo sustentável já não é um produto ou mercado de nicho. Todos os tipos de turismo podem e devem ser tornados mais sustentáveis. E todos os actores da cadeia de valor turístico, incluindo agentes de viagens e operadores turísticos, têm um papel vital a desempenhar nesta transformação. Atendendo ligação que possibilitam entre turistas e empresas fornecedoras de turismo, os operadores turísticos e os agentes de viagens podem influenciar as escolhas dos consumidores, as práticas dos fornecedores e o desenvolvimento nos destinos.

O projeto proporcionará apoio técnico a agentes de viagens e operadores turísticos que pretendam melhorar o seu desempenho de sustentabilidade. Em breve será lançado um convite para candidaturas ao apoio às PME destinado a oferecer aos agentes de viagens interessados e operadores turísticos a oportunidade de trabalharem para a certificação Travelife,  que é o principal sistema de formação, gestão e certificação especificamente concebido para agentes de viagens e operadores turísticos e apoiado globalmente pela indústria de viagens.

O apoio técnico incluirá formação, treino um-a-um e coaching de grupo para implementar as melhores práticas de sustentabilidade, e a certificação Travelife. As empresas podem ainda candidatar-se a pacotes específicos de apoio relacionados com a gestão da cadeia de carbono, plástico e/ou fornecimento. 

Entretanto, com base no protocolo que a APAVT assinou com a ECEAT, entidade gestora do projecto Travelife, todos os associados beneficiam já da possibilidade de iniciarem, sem custos, o processo de certificação no nível «Travelife Engaged».  Este é o primeiro passo dos três níveis, seguindo-se o selo «Travelife Partner» e o de «Travellife Certified».

No final do projecto, prevê-se que mais de 175 PME beneficiem do programa de apoio financeiro directo mais alargado lançado no âmbito deste projecto.

'Encorajamos os nossos associados a aproveitarem as oportunidades proporcionadas por este projeto e a contribuir passo a passo para um turismo mais sustentável. Como um importante player da cadeia de valor do turismo, temos uma responsabilidade partilhada de gerir o turismo é uma forma sustentável para as gerações atuais e futuras', afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.