CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

A APP WALK VISEU vai guiá-lo pelos Museus e Centro Histórico da "Cidade-Jardim"

9 de abril de 2021

Em época cautelosa de desconfinamento, há, naturalmente, uma vontadeenorme de sair, poder viajar. Os municípios e regiões de turismo tentam captar a atenção destes viajantes. A imaginação e a tecnologia tem feito aparecer uma séria de ferramentas úteis para quem viaja. É o caso da APP WALK VISEU, um programa de visitas guiadas através do telemóvel dos visitantes. Está disponível em português, inglês, espanhol, francês, Língua Gestual Portuguesa e Gesto Internacional

Está disponível, é gratuita, e pode ser feito o ‘download’ do Município de Vise nas ‘stores’ para Android e iOS . Chama-se WALK VISEU e coloca à “disposição dos visitantes da Cidade-Jardim uma nova ferramenta que permite visitas guiadas seguras, e ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e Centro Histórico. Uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso aos seus dispositivos móveis” - diz a autarquia.

 

27 locais de visita obrigatória...

Com a APP, em cada Museu Municipal – Museu de História da Cidade, Museu Almeida Moreira, Polo Arqueológico de Viseu (Coleção Arqueológica José Coelho), Casa da Ribeira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde e Quinta da Cruz -, os visitantes têm a possibilidade de ler e ouvir a descrição de cada uma das salas, onde lhes são referenciadas informações chave para a compreensão das exposições.

No caso do circuito turístico pelo Centro Histórico, os visitantes têm acesso a 27 pontos de informação que podem seleccionar através de um mapa da cidade, onde também verificam o local onde se encontram.

Toda a informação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. A APP possui, também, uma versão em português adaptada ao público infantil. Inclui, ainda, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional.

O desenvolvimento da APP WALK VISEU foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da sua Linha de Apoio ao Turismo Acessível.