Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
The Lisboan International School

The Lisboan International School

The Lisboan International School abre em Setembro com um investimento de 75 milhões

14 de maio de 2025

Com um investimento superior a 75 milhões de euros, a Artemis Education, grupo internacional de escolas com presença na Europa e no Médio Oriente, dá um passo decisivo com a abertura da Lisboan International School, prevista para Setembro de 2025.

Instalada no coração de Alcântara, a escola ocupa uma antiga icónica fábrica de massas de 1908, totalmente reabilitada para responder às exigências do ensino do século XXI. Com um investimento superior a 75 milhões de euros, o projeto alia património histórico à inovação arquitectónica, numa visão assinada pelo arquiteto Frederico Valsassina, construída pela San Jose Construction e gerida pela Engexpor.

Com uma área total de 11.500 m², o campus é cuidadosamente desenhado para acolher até 1 200 alunos. O projecto arranca com uma capacidade prevista para 150 a 300 estudantes, inclui laboratórios de ciência e tecnologia (STEM Hub), bibliotecas, salas de arte e design, estúdios de dança e música, um teatro com 170 lugares, espaços desportivos completos, ginásio, refeitório, zonas de lazer e salas de aula colaborativas.

The Lisboan International School

A Lisboan aposta numa abordagem educativa centrada no rigor académico, na sustentabilidade e na cidadania global, combinando o currículo internacional britânico nos primeiros anos com a progressiva implementação do Bacharelato Internacional (IB), até ao Diploma Programme completo em 2027. A escola recebe alunos dos três aos 14 anos no arranque e alarga progressivamente até aos 18 anos.

Fora da sala de aula, os alunos participam no programa Lisboan Experience, que inclui actividades diferenciadoras como robótica, fotografia, debate, aprendizagem de mandarim, serviço comunitário e desportos como remo, surf e escalada. Estágios, projectos de arte e acções de voluntariado também fazem parte do currículo alargado.


The Lisboan International School

Com o mote “A Cidade é a Nossa Sala de Aula” a escola convida os alunos a explorar Lisboa de forma activa — seja através de estudos ambientais no Tejo, colaborações com artistas locais ou visitas a arquivos, startups e mercados da zona.

Com a sustentabilidade no seu ADN, o campus foi desenhado para ser neutro em carbono, com painéis solares, refrigeração passiva, iluminação LED, sistemas de poupança de água e tecnologia de drenagem. Um conjunto de práticas integradas assegura que os alunos aprendem, desde cedo, a importância da cidadania verde.

Guiada pelos princípios BOA — Belong, Own, Act, a escola promove uma cultura de inclusão, responsabilidade e participação activa. Cada aluno é valorizado, encorajado à autonomia e desafiado a contribuir positivamente para a escola, para Lisboa e para o mundo.


The Lisboan International School

Guðmundur Hegner Jónsson, irá lidera o projecto, tratando-se de um experiente director internacional que liderou instituições de prestígio como o Dulwich College (Seul) e a UWC Red Cross Nordic. Guðmundur aposta numa educação inclusiva e centrada em valores humanos, com um historial comprovado na criação de comunidades escolares fortes e envolventes.

“Uma grande escola não se constrói apenas com tijolos e argamassa, mas com pessoas. A Lisboan International School reune uma equipa docente excepcional, o que diz muito sobre a comunidade que estamos a formar. Será um espaço onde cada aluno será reconhecido, valorizado e preparado para a vida. Sinto um enorme orgulho no projeto que estamos a construir em Lisboa e estou entusiasmado para ver o impacto que terá, tanto em Portugal como além-fronteiras”, explica Niall Brennan, CEO da Artemis Education.


The Lisboan International School

Guðmundur Jónsson, Diretor da escola, acrescenta: “É um privilégio dar continuidade ao legado deste edifício extraordinário. Na Lisboan, cada pedra evoca o passado e cada aprendizagem molda o futuro. Guiados pela visão da Artemis Education, estamos a criar uma escola internacional com um espírito progressista, enraizada em fortes valores. Em setembro de 2025, não abriremos apenas portas: iremos cultivar mentes abertas, inspiradas pela bondade, curiosidade e coragem de questionar, explorar e liderar”.


The Lisboan International School