CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Terras do Lince na Carta Europeia do Turismo Sustentável

2 de janeiro de 2023

 

O território das Terras do Lince, que inclui os Municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, revalidou a Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS), que foi concedida em 2016. A distinção é dada pela Federação Europeia de Parques Nacionais (EUROPARC).

O CETS é atribuído pelo EUROPARC a destinos turísticos que trabalhem no planeamento turístico numa área protegida e/ou classificada com base nos princípios da sustentabilidade, com uma metodologia participativa, envolvendo operadores turísticos, empresas directa ou indirectamente relacionadas com o sector e outros parceiros envolvidos no território.



No caso das Terras do Lince, a colaboração é também realizada entre as câmaras municipais de Almeida, Penamacor e Sabugal, no qual está integrada a Reserva Natural da Serra da Malcata.

Nos últimos anos, a região levou a cabo acções coordenadas entre empresas e profissionais, municípios e a população em geral, procurando transformá-la num destino de excelência em turismo sustentável.

Acções de informação, formação e trabalho de campo para que os empresários do turismo compreendam melhor o ambiente e se tornem os seus disseminadores mais próximos. fazem parte da actividade permanente da associação Terras do Lince.

Existem actualmente 98 destinos CETS na Europa, em 15 países, envolvendo um número crescente de empresas turísticas locais, autoridades ou associações governamentais regionais e locais.

Em Portugal, existem actualmente cinco destinos CETS: A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, na fronteira com a Galiza; as Montanhas Mágicas (Serra de Montemuro, Serra da Arada e Gralheira e Geopark de Arouca, no centro-norte do país); o  Parque Nacional da Peneda-Gerês; as Terras do Lince; e as Terras do Priolo, na ilha de São Miguel, nos Açores.