CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Salão Imobiliário de Portugal - SIL

SIL: Maior evento do imobiliário em Portugal em contagem decrescente

27 de março de 2023

De 4 a 7 de Maio de 2023, na FIL, vai decorrer mais uma edição do Salão Imobiliário de Portugal - SIL, o maior evento que reúne profissinais e público em geral para mostrarem as novidades do mercado.

Promovido pela Fundação AIP, esta edição do SIL decorre mais uma vez em simultâneo com a TEKTÓNICA – feira líder da construção em Portugal.

Co-organizado com a Câmara Municipal de Lisboa, o SIL afirma-se como o grande Marketplace do sector imobiliário em Portugal nas vertentes da promoção e da mediação de novos projectos imobiliários, sendo o ponto de encontro dos profissionais, investidores e de quem anda à procura de uma oportunidade no sector imobiliário. O volume de negócios gerado durante o evento é um indicador do seu sucesso. Assim, a organização irá prosseguir numa estratégia de internacionalização e dinamização de encontros B2B e B2C, contando com a colaboração de entidades como a APPII, a APEMIP, a APR, a ASMIP, a ALP entre outras.

Serão ainda debatidos os principais temas da actualidade que estão na agenda do dia do sector imobiliário, marcados por um contexto económico de incerteza devido à guerra, à elevada taxa de inflação, à subida das taxas de juros, e à consequente diminuição do poder de compra, evidenciando ainda o novo pacote de medidas para o sector da habitação.

91% dos expositores inquiridos em 2022 considerou o SIL como o Evento mais representativo da Península Ibérica neste sector.  Outro indicador deste evento, são os 72% de expositores participantes que afirmaram ter fechado negócio ou identificado oportunidades de negócio a seis meses. Assim se justifica que 93% tenham manifestado a intenção de participar nesta edição de 4 a 7 de Maio. As inscrições para os expositores terminam no próximo dia 30 de Março.

Alguns do destaque no SIL 2023

SIL Cidades

A importância crescente das cidades é inequívoca, quer na captação de investimento nacional, quer na captação de investimento estrangeiro, sendo um importante motor do desenvolvimento económico e social. Os meios urbanos são um verdadeiro desafio para o sector imobiliário, surgindo novos conceitos e exigências que põem à prova a capacidade de adaptação do sector.

Neste sentido, o SIL Cidades propõe-se colocar em evidência temas como o ESG – integração ambiental, social e de governação – a prática que consiste em integrar informações ESG nas decisões de investimento, para minimizar o risco, entre outros .

Prémios SIL DO Imobiliário

Os Prémios SIL do Imobiliário distinguem anualmente a excelência do Imobiliário. O objectivo é distinguir e galardoar personalidades, empresas, soluções, entidades e projectos que se destacaram pela sua competência e qualidade.   As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 29 de Março.

Das várias categorias a concurso, três são novidade, nomeadamente a categoria “Melhor Campanha de Lançamento”, a categoria “Inovação” e a categoria “Responsabilidade Social” - atribuir o melhor projecto imobiliário em prol e para a comunidade (subcategorias - projecto, promoção imobiliária e mediação imobiliária). Mantem-se as categorias “Construção Sustentável e Eficiência Energética”, “Melhor Empreendimento Imobiliário” (subcategorias - comércio, serviços e logística, habitação e turismo) e “Reabilitação Urbana” (subcategorias - habitação, turismo, espaços públicos, escritórios, comércio e serviços).

Saiba mais AQUI