CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Roca apresenta Nu

22 de março de 2024

Roca apresenta Nu, uma coleção de torneiras original e colorida concebida por Inma Bermúdez, vencedora de dois conceituados prémios de design: o Monocle Design Awards, na categoria “Best in the Bathroom”, em 2023, e o Red Dot, na categoria “Product Design”.


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Apresentada em Fevereiro de 2023 na ISH, em Frankfurt, a coleção oferece inúmeras possibilidades graças à presença de três manípulos diferentes, uma paleta de cores vivas e uma variedade de formas e tamanhos que permitem criar um espaço de banho totalmente personalizado.

Uma das caraterísticas de Nu é o facto de jogar com a cor de uma forma nova, criativa e audaciosa. A coleção apresenta seis cores brilhantes, inspiradas no ADN mediterrânico da Roca: verde, azul, amarelo, preto, branco e cromado. Nas palavras de Inma Bermúdez: “A nossa primeira inspiração foram as casas caiadas mediterrânicas com as suas portas azuis, verdes ou vermelhas. Depois, questionando a coleção Tura (concebida por Andreu Carulla), que girava em torno da arquitetura de Barcelona, considerámos que também se podia fazer a ligação aos pavimentos de mosaico dos edifícios modernos com as suas cores elegantes. Queríamos cores saturadas, nada de pastéis, queríamos cores que gritassem ‘estamos aqui’. O acabamento brilhante era também uma proposta importante, algo que não fosse nada tímido, algo inovador e diferente”.


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Além disso, a coleção conta com três manípulos diferentes — Pin, Dome e Stripes —, cujo corpo tem um diâmetro de 35 milímetros, o mais fino da Roca até à data, e a sua forma arredondada, que combina criatividade, sustentabilidade e qualidade. Conseguir um design tão inovador foi o maior desafio que Inma Bermúdez enfrentou: “Na área das torneiras, é muito difícil inovar porque existem muitas restrições técnicas e é tudo medido ao milímetro, razão pela qual as torneiras acabam por ser quase todas muito parecidas. Por este motivo, foi o mais complicado: criar peças diferentes que possam ser fabricadas e permitam uma produção diferente”.


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Cada modelo tem as suas próprias caraterísticas: Dome abraça a sua forma arquitectónica arredondada, uma forma com contornos suaves e, ao mesmo tempo, orgânica e forte. Baseado nos botões com ranhuras dos antigos aparelhos de som, Stripes assemelha-se a uma peça arquitetónica que combina a simplicidade do seu formato cilíndrico com o toque mais decorativo da sua superfície com nervuras e textura. Por último, o manípulo alongado e fino de Pin confere-lhe uma forma que se assemelha a uma ave.


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Os pormenores que se encontram em cada uma destas torneiras refletem a singularidade desta coleção. Os pontos vermelho e azul que indicam quente e frio, respetivamente, foram discretamente colocados por baixo dos manípulos, de forma a que, quando a torneira estiver ligada, o design crie um rosto sorridente Inma Bermúdez explica: “Todos reparam que forma um sorriso. Tentamos que os produtos comuniquem de alguma forma, porque queremos que os objetos tenham alma. Queremos tornar as coisas fáceis e bonitas, e se conseguirmos fazer o utilizador sorrir, ainda melhor”.


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Inma Bermúdez conclui: “Depois da pandemia, o design de interiores viu surgir uma explosão de cor, todos queremos estar rodeados de coisas alegres, positivas. Por isso, para a época após a pandemia, queríamos uma coleção mais alegre e, simultaneamente, intemporal. As torneiras são apelativas, mas não são estridentes, são cores elegantes, amarelo-mostarda, azul-cobalto… Acredito que conseguirmos algo bastante icónico para a Roca e, ao mesmo tempo, intemporal. E damos a possibilidade a arquitetos e designers de interiores de escolher uma torneira ou outra, dependendo do estilo. Isto faz com que a coleção seja muito versátil”.


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez

Sustentabilidade e inovação

Seguindo o compromisso da Roca no que respeita ao ambiente, com o perlator oculto no interior da torneira e a aplicação do sistema Cold Start, o design de Nu permite reduzir o caudal de água em todas as utilizações, assim como evitar emissões desnecessárias de CO2. Em relação às embalagens e ao transporte, foram eliminados os plásticos de utilização única e a produção é realizada na Europa, para ajudar a reduzir a sua pegada de carbono global.

Os seis acabamentos estão disponíveis nas versões para lavatório; nas restantes versões as torneiras estão disponíveis em duas cores (cromado e preto titânio).


Nu, coleção de torneiras da Roca concebida por Inma Bermúdez