Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Proprietários denunciam cobrança ilegal de IMI a senhorios com rendas antigas

 

Proprietários denunciam cobrança ilegal de IMI a senhorios com rendas antigas

12 de maio de 2025

A Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) apresentou hoje uma queixa formal à Provedora de Justiça contra a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), denunciando a cobrança indevida de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a senhorios com contratos de arrendamento celebrados antes de 1990.

Em causa está a emissão de notas de liquidação de IMI relativas a imóveis que, nos termos do Orçamento do Estado para 2024, estão legalmente isentos deste imposto. Ainda assim, os serviços da AT continuam a notificar centenas de proprietários para pagamento, numa prática que a ALP considera ilegal, inconstitucional e profundamente injusta.

“Trata-se de mais um atropelo à lei e aos direitos dos proprietários, muitos dos quais idosos e com rendimentos muito baixos. O Estado não pode, por um lado, reconhecer a função social destas rendas congeladas e, por outro, cobrar impostos que a própria lei isenta”, afirma Luís Menezes Leitão, Presidente da Direção da ALP.

Na participação enviada à Provedoria de Justiça, a ALP apela à intervenção célere da Provedora de Justiça para repor a legalidade e proteger os direitos destes contribuintes. É exigida pela ALP a suspensão imediata da emissão de notas de liquidações de IMI ilegais e a correcção automática das liquidações já enviadas. A ALP defende ainda a restituição dos montantes pagos indevidamente pelos proprietários afectados, com juros de mora.

A Associação relembra ainda que, na sequência de uma participação formal apresentada pela ALP no final de 2024, a Provedora de Justiça emitiu uma recomendação ao Governo para garantir a atribuição efectiva dos subsídios de compensação aos senhorios com rendas congeladas em tempo útil, considerando o seu papel social e a perda continuada de rendimento real ao longo de décadas. Até ao momento, desconhece-se qualquer iniciativa governamental para a mitigação dos atrasos na atribuição desta compensação, ou a atribuição de juros de mora.

O incumprimento reiterado destas obrigações por parte do Governo e da Administração Fiscal agrava a situação de injustiça e desigualdade fiscal que afecta este universo de mais de 124 mil proprietários.

PUB
1.ª Beach Party DI
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Habitação
Câmara do Porto atribuiu 300 habitações sociais por ano nos últimos quatro anos – revela vereadora
20 de janeiro de 2026