CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

Arquitecta Sofia Aleixo

Premiar o Compromisso Social e o Lugar da Arquitectura

15 de setembro de 2022

Premiar o Compromisso Social e o Lugar da Arquitectura, é o tema da conferência no âmbito da divulgação do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, terá lugar no dia 21de Setembro, no Fórum da Maia.

A conferência será proferida pela arquitecta Sofia Aleixo, que fará uma reflexão a partir da alteração de foco que este Prémio implica, ao centrar-se no período de utilização das obras de arquitectura e na sua função basilar de resposta às actividades humanas.

O período de candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha que está a decorrer até a 31 de outubro de 2022, via pma.joaoalvarorocha.pt. O Prémio é destinado a Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda. Destina-se a obras realizadas no período entre os três e oito anos anteriores a 31 de Outubro de 2022. O Prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas.

A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 - 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objectivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio. De iniciativa da Autarquia, o Prémio com periodicidade bienal, é organizado pela APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte. A APJAR promove a participação em arquitectura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.