CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

Prazeres 37

 

Prazeres 37: Um pedaço do paraíso em Lisboa

24 de outubro de 2022

Com assinatura do atelier de arquitectura Fragmentos, o Prazeres 37 lembra que ainda existem tesouros escondidos em Lisboa e é possível transformar uma casa devoluta num pequeno pedaço no paraíso.

O conjunto nasceu de um projeto de valorização patrimonial de um edifício devoluto com uma extensa área em logradouro. Nessa área foi construída uma fração unifamiliar independente, que o atelier apresenta como casa Prazeres 37.


Prazeres 37


A casa desenvolve-se em dois níveis, reflectindo a adaptação à topografia e definindo a relação com a construção na parcela fronteira. Uma das principais preocupações do desenho foi a de promover uma massa que volumetricamente se apresentasse como elemento anónimo, enterrado, que desaparecesse no território confundindo-se com o manto verde existente. Adaptando-se às cotas existentes, o programa materializa-se em duas partes. 


Prazeres 37


O núcleo superior é composto pelas áreas comuns. A zona de estar, de jantar e a cozinha são contínuas e a sensação de estar ao ar livre é realçada por grandes planos envidraçados. Na ala inferior, são desenhadas cinco suítes - uma delas independente - que se debruçam sobre o jardim e piscina.


Prazeres 37


Em termos funcionais, as casas Prazeres 37 e Possidónio da Silva 37 (antigo edifício devoluto acima referido) encontram-se ligadas entre si através de uma zona de comunicação composta por átrio de entrada, acessos e estacionamento. O ponto de encontro entre as duas parcelas é feito no exterior.


Prazeres 37


Transversal a toda a intervenção foi o cuidado em manter a privacidade dos habitantes por isso, embora contíguas entre si, foram desenhadas barreiras visuais naturais que enquadrassem as duas tipologias e lhes dessem o protagonismo necessário nos núcleos em que se encontram.


Prazeres 37


Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Prazeres 37

Atelier de Arquitectura: Fragmentos

Website: https://www.fragmentos.pt

Localização: Lisboa, Portugal

Ano de conclusão da obra: 2020

Área total construída (m2): 232m2

Construtora: Socifago

Engenharia: Fragmentos GLFV

Arquitectura Paisagista: Polen Land Design

Filme: Building Pictures

Fotógrafo: Ivo Tavares Studio

Website : www.ivotavares.net