CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto VisitPortugal - Turismo

“Plantar Montado” em 100 hectares da Serra do Caldeirão no Algarve

5 de janeiro de 2023

A Associação Natureza Portugal (ANP|WWF) anunciou hoje o lançamento do projecto Plantar Montado que pretende restaurar, recuperar e reflorestar 100 hectares de áreas degradadas na Serra do Caldeirão, no concelho de Tavira, no Algarve.

O projecto visa reabilitar e instalar montados de sobro e azinho na freguesia de Cachopo, “de forma a garantir a protecção e reabilitação dos solos, conservação das linhas de água e a recuperação dos ecossistemas e habitats naturais”, informou a associação ambientalista em comunicado.


Sobreiro - Foto de Georges Jansoone - Wikimedia


De acordo com a ANP|WWF, até Março “será promovida a instalação de povoamentos arbóreos em mosaico com áreas arbustivas, pastagens naturais e galerias ripícolas”.

As soluções a aplicar são baseadas na natureza, derivando de um conjunto de técnicas fundamentais para aquela zona “fortemente afetada pela desertificação, pelos fogos rurais e pela erosão torrencial”, refere a associação.



A ANP|WWF recorda que o restauro da paisagem da Serra do Caldeirão — a maior cordilheira algarvia, que se estende desde a Ribeira de Odelouca até aos planaltos agrestes do Nordeste algarvio — começou em 2007 com um projecto ecológico na Ribeira do Vascão, na bacia do rio Guadiana, tendo depois escalado para o projecto Plantar Água (2019-2022), que permitiu restaurar 100 hectares de área afetada pelos incêndios, e para o projecto Plantar Água - Semear Futuro (2022-2024), que irá manter e ampliar esse restauro em mais 20 hectares.

O projeto Plantar Montado, desenvolvido pela ANP/WWF em parceria com a Câmara de Tavira e Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, é financiado por fundos comunitários através do Programa Operacional COMPETE 2020.