
Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka - Foto de Fernando Guerra
Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka nomeado na competição internacional World Expolympics
O Pavilhão de Portugal, sede da participação portuguesa na Expo 2025 Osaka, é finalista nas categorias Melhor Pavilhão Médio; Melhor Arquitetura Exterior; Melhor Conceito Temático; Melhor Apresentação; e Melhor Mascote, no World Expolympics, a competição internacional promovida pela Experiential Design Authority (TEDA).
Conhecida como As Olimpíadas do Design Experiencial, esta competição premeia os melhores exemplos de criatividade, inovação e design experiencial na Expo 2025 Osaka, no Japão.
O pavilhão português, com o tema “Oceano, Diálogo Azul”, pretende chamar a atenção para a necessidade de preservação do oceano, convidando os visitantes a explorá-lo.
“Depois de recentemente ultrapassada a marca dos 1,6 milhões de visitantes no nosso pavilhão, esta nomeação em várias categorias distingue a nossa participação e deixa-nos orgulhosos, independentemente do resultado final”, revela Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal.
Os finalistas foram selecionados através de um rigoroso processo de avaliação, conduzido por membros de um júri que analisaram as candidaturas em termos de conceito e design, criatividade e inovação, envolvimento e imersão, execução e construção e impacto geral.
“Esta competição foi criada para destacar o incrível talento e a imaginação que impulsionam a nossa indústria no cenário mundial”, disse Travis Stanton, Director Executivo da TEDA. “Os finalistas representam o que há de melhor hoje no design experiencial - projectos que não só captam a atenção, mas que inspiram, conectam e transformam a maneira como as pessoas se envolvem com espaços e histórias”.
Seleccionada entre as cinco melhores mascotes, a mascote oficial de Portugal, Umi - um cavalo-marinho que simboliza a ligação entre Portugal e o Japão através do oceano, sendo Umi a palavra japonesa para “oceano” - representa não só uma relação histórica de quase 500 anos, marcada pela cooperação e pelo intercâmbio cultural, como também transmite uma mensagem de consciência ambiental e de responsabilidade global.
Portugal é um dos 158 países que estão a participar na Expo 2025 Osaka, dedicada ao tema “Desenhar as Sociedades do Futuro para as Nossas Vidas”, que decorre até 13 de Outubro. A participação portuguesa é promovida pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e, segundo Joana Gaspar, Vice-Comissária do Pavilhão e Administradora da AICEP, “tem proporcionado uma visibilidade internacional significativa, potenciando oportunidades de negócio, parcerias e a promoção de Portugal como destino inovador e criativo”.
• Melhor Pavilhão Médio (1.000 – 2.500 m²)
- Pavilhão da Alemanha
- Pavilhão da Itália
- Pavilhão da Holanda
- Pavilhão da Polónia
- Pavilhão de Portugal
- Pavilhão de Singapura
- Pavilhão da Suíça
- Pavilhão do Uzbequistão
• Melhor Arquitetura Exterior
- Pavilhão da Polónia
- Pavilhão de Portugal
- Pavilhão da Arábia Saudita
- Pavilhão de Singapura
- Pavilhão da Espanha
• Melhor Conceito Temático
- Pavilhão da Áustria - Compondo o Futuro
- Pavilhão de Portugal - Oceano, Diálogo Azul
- Pavilhão da Arábia Saudita - Uma jornada épica de novas descobertas
- Pavilhão de Singapura - Onde os sonhos ganham forma
- Pavilhão da Espanha - A Corrente Kuroshio
• Melhor Apresentação
- Pavilhão da Chéquia - Balé do Amanhã
- Pavilhão de Portugal - O Ponto de Vista do Oceano
- Pavilhão da Arábia Saudita - Contos de Água
- Pavilhão Espanha - Correntes que Unem
Pavilhão dos EUA - Lançamento
• Melhor Mascote
- Pavilhão Báltico - Barabi-chan
- Pavilhão da Bulgária - Lacto-chan
- Pavilhão da Chéquia - Rene
- Pavilhão de Portugal - Umi
- Pavilhão da Tailândia - Bhumi-Jai