CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Lisboa

PRR: Municípios da AMLisboa apresentaram 300 milhões de euros em candidaturas de habitação

12 de janeiro de 2023

Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresentaram 85 candidaturas, no valor de 300 milhões de euros, a programas de habitação apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo um balanço divulgado hoje pela AML.

O balanço resultou de uma reunião realizada na quarta-feira pelo Grupo de Trabalho Metropolitano da Habitação.

Numa nota, a AML realçou que até segunda-feira os municípios tinham submetido 85 candidaturas, das quais 62 para habitação, cinco para alojamento urgente e temporário e oito para alojamento estudantil.

Destas, 40 já foram aprovadas, 33 para habitação, quatro para alojamento urgente e temporário e três para alojamento estudantil.

As candidaturas apresentadas representam 3.012 fogos para habitação, 182 alojamentos urgentes e temporários e 361 camas para alojamento estudantil, num investimento global de cerca de 300 milhões de euros, salientou a AML.

Até 08 de setembro os municípios da AML tinham apresentado quase 60 projectos para apoio do PRR, dos quais metade tinha sido aprovada, segundo um balanço provisório anterior.

A AML salientou ainda que o Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa está a desenvolver uma plataforma de informação metropolitana sobre habitação que terá como principais objetivos a obtenção de dados em tempo real da execução física e financeira das candidaturas, a caracterização das soluções, a identificação de tendências, a realização de análises comparativas e a identificação de potenciais obstáculos à celeridade de execução dos projetos.

A plataforma deve estar ativa em março de 2023 e irá produzir, periodicamente, sínteses globais de informação e também relatórios com informação mais detalhada, tanto à escala municipal, como à escala metropolitana.

Fazem parte da AML os concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

O plano de ação “Habitação PRR – AML 2021-2026” incide em programas de apoio ao acesso à habitação, à habitação acessível, ao alojamento estudantil e na criação de uma bolsa nacional de alojamento “urgente e temporário”.

LUSA/DI