CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

 

 

 

REDredesign: Comunicar pelas Imagens

2 de março de 2020

A apresentação de imóveis em Portugal é ainda muito rudimentar, isto porque continua a ser vista como um gasto quando deveria ser vista como um investimento, quer na venda quer no arrendamento e, primordialmente, na relação com o cliente. O consultor deve estar mais preparado para o crescimento do mercado imobiliário e para a crescente concorrência entre agentes que acaba por destacar aquele que tem um maior acompanhamento promocional.

A REDredesign é mais do que uma ferramenta de apresentação, é uma Equipa de suporte aos consultores. Este acompanhamento é fulcral, na medida em que há uma certa resiliência por parte do agente imobiliário de investir neste tipo de serviços, muitos não estão habituados a esta cultura imobiliária e não sabem que serviços devem aplicar e quais os que são "básicos". O pedido directo de um serviço ainda não existe em Portugal, o que não acontece noutros países, em que pedir uma planta para apresentar um imóvel é algo tão usual como colocar uma foto do mesmo.

 

Tudo começa com um “clique”!

A venda ou o arrendamento de um imóvel começa numa primeira instância com um clique online, é a primeira imagem de qualquer site de procura de imóveis, é aquele amor à primeira vista. E depois há aquele convite para jantar, após o primeiro "clique". O cliente vai querer saber mais sobre o imóvel, a tipologia, a configuração, as possibilidades que os 80m2 permitem. Se há a necessidade de dizer o valor por metro quadrado, é necessário visualizar como estes metros quadrados estão dispostos, e este diálogo é feito com uma planta. São inúmeras as casas vazias nos motores de busca. Elas demonstram a falta de promoção, não passam de três paredes, de uma porta, de uma janela, e é o cliente que tem que adivinhar o tipo de divisão que lhe é apresentado. É aqui que entra o Staging, ao potencializar o espaço e ao organizar o imóvel, favorecendo a vontade de querer viver neste mesmo espaço.

Desta carência nasce a RED em 2020. Uma equipa online que projeta plantas demonstrando o potencial e a configuração do espaço, bem como imagens em 3D que permitem uma pré-venda das propriedades em construção. Por último, um serviço recente em Portugal que é o Foto Staging, que serve para mobilar digitalmente fotografias, criando assim um "Staging", uma encenação do espaço de forma muito mais económica e rápida.

 

Um trabalho de educação e formação para profissionais

Urge a necessidade de reeducar os consultores imobiliários neste campo, e este deveria ser o foco de qualquer agência. O aconselhamento será necessário, os diálogos da apresentação estão a mudar nesta etapa, não há problema em ser, o importante é que eles existam. Isto significa acima de tudo que é hoje o tempo de investir em portfólio com qualidade e investir nas relações com os clientes, até porque a venda de uma propriedade é isto mesmo, uma relação que se inicia e que é dialogada por imagens.

 

Carolina Couto

Fundadora da REDredesign

carolina@redredesign.com

www.facebook.com/Redredesign

www.instagram.com/redredesign