Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Mercado imobiliário de luxo em Portugal continua robusto

 

Mercado imobiliário de luxo em Portugal continua robusto

24 de janeiro de 2025

O mercado imobiliário de luxo em Portugal continua a mostrar um desempenho robusto, refletindo tanto a procura nacional como internacional. Em 2024, a Sotheby's International Realty registou um crescimento de 20% face ao ano anterior, com um valor médio de venda de imóveis na ordem dos 1.030.269 euros. As regiões como Lisboa, incluindo Cascais e Sintra, Porto, Algarve, Madeira e Melides/Comporta/Tróia continuam a liderar a procura, sendo que a área de empreendimentos se destacou com um crescimento impressionante de 200% em relação a 2023. Além disso, a integração de tecnologias, soluções sustentáveis e comodidades exclusivas tem vindo a redefinir o conceito de luxo, tornando Portugal um destino cada vez mais valorizado para quem procura qualidade de vida e investimentos sólidos.

Estas são algumas das conclusões do relatório 2025 Luxury Outlook℠, divulgado pela Portugal Sotheby's International Realty, que analisa as tendências emergentes e os desenvolvimentos-chave que irão ditar o panorama global do mercado imobiliário de luxo no próximo ano. O relatório destaca factores significativos, incluindo o impacto que uma transferência intergeracional de riqueza no valor de 84 biliões de dólares (cerca de 80 mil milhões de euros) poderá ter no mercado imobiliário, a previsão da relocalização de 135 mil indivíduos com um património líquido elevado (HNWIs) – onde Portugal recebeu 800 novos indivíduos, destacando-se como um destino atraente para migração de riqueza global – e o impacto profundo que as classificações das "Melhores Cidades para Viver" têm nos valores das propriedades e na oferta de imóveis disponíveis numa cidade.

O relatório destaca que o mercado imobiliário de luxo global permanece resiliente, com sinais encorajadores de estabilização de oferta de imóveis em locais premium, em todo o mundo. As tendências globais identificadas, como a valorização da proximidade à natureza, às artes e à cultura, bem como o interesse crescente em branded residences e serviços personalizados, podem influenciar o mercado português. A mobilidade de indivíduos com elevado património financeiro está a criar, também, novos focos para o mercado imobiliário de luxo, o que pode ter implicações para Portugal como destino atractivo para investidores internacionais.


Principais pontos destacados no relatório:

  • A economia estabilizou significativamente após a volatilidade dos anos pandémicos, levando a ajustamentos no mercado imobiliário. Em 2024, o volume de vendas de casas nos EUA ficou ligeiramente abaixo de 2023, mas os segmentos de luxo superaram o mercado de preços médios.
  • A 7 de janeiro de 2025, os incêndios devastadores atingiram o Condado de Los Angeles, na Califórnia, destruíram milhares de casas e empresas. O economista Abiel Reinhart, do J.P. Morgan, previu que este poderá ser o desastre climático mais dispendioso da história dos Estados Unidos, devido tanto à sua dimensão como ao elevado valor dos imóveis residenciais que estão a ser destruídos.
  • Em 2024, a migração de grandes fortunas atingiu níveis recorde, com cerca de 128.000 indivíduos, com elevado património financeiro a migrarem para novos países.
  • Até 2045, cerca de 84 biliões de dólares (cerca de 80 mil milhões de euros) serão transferidos da Geração Silenciosa e dos Baby Boomers para as contas bancárias dos seus filhos e netos. Em resposta, o mercado de luxo está a adaptar-se para refletir os gostos e as preferências das gerações mais jovens.
  • As mulheres estão a ganhar destaque como compradoras independentes de imóveis. A presença feminina no mercado imobiliário de padrão elevado tem tendência para aumentar. Estima-se que, até 2030, as mulheres detenham cerca de 34 biliões de dólares (cerca de 33 mil milhões de euros, representando aproximadamente 38% de todos os ativos investidos nos Estados Unidos. Dados referentes ao relatório do Bank of America Institute (março de 2024) indicam que a próxima transferência intergeracional de riqueza "contribuirá para que as mulheres controlem mais riqueza do que nunca".
  • Ano após ano, várias cidades aparecem consistentemente nas listas das melhores cidades para viver no mundo. Estas classificações têm impactos reais nas cidades que promovem.
  • De acordo com a empresa global de arquitectura WATG, as residências com marca existem há várias décadas, mas a tendência ganhou destaque em 2020. Desde então, a empresa identificou 84 novos projetos inaugurados em todo o mundo. Em 2024, o mercado global de residências com marca foi avaliado em 66 biliões de dólares (cerca de 63 mil milhões de euros).
  • Os compradores continuam a procurar casas que estejam alinhadas com as suas aspirações e valores pessoais. Tendências como o trabalho híbrido, a crescente procura por comodidades de bem-estar e a sustentabilidade estão a moldar o mercado imobiliário de luxo e a influenciar as decisões de compra.

O relatório Luxury Outlook 2025 baseia-se nos insights das delegações da Sotheby's International Realty em todo o mundo, especializadas em transações na categoria de preços superior a 10 milhões de dólares. A sua experiência é complementada por dados de empresas líderes do setor, incluindo o J.P. Morgan Private Bank, PricewaterhouseCoopers, Cerulli Associates, Henley & Partners, UBS e a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR).