CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Marina de Vilamoura

Marina de Vilamoura instalou 136 módulos fotovoltaicos permitindo uma redução de CO2 de 12 toneladas por ano

5 de junho de 2023

Ao longo dos últimos 20 anos, a Marina de Vilamoura tem vindo a desenvolver iniciativas de melhoria da qualidade em geral e da qualidade ambiental que já lhe valeram a atribuição de certificações abrangentes como a ISO 14001 e ISO 9001, mas também de distinções específicas para marinas como a Bandeira Azul ou a 5 Anchor Platinum e a Clean Marina atribuídas pela The Yacht Harbour Association.

Todas estas certificações foram atribuídas à Marina de Vilamoura em resultado de um plano abrangente, que contempla várias medidas e iniciativas no campo da sustentabilidade. Entre as medidas mais recentes conta-se a instalação de 136 módulos fotovoltaicos (460W), que permitem uma redução de CO2 estimada em 12 toneladas por ano.

Além disso, a Marina de Vilamoura adquiriu recentemente um veículo 100% eléctrico para o transporte de resíduos. Esta viatura circula na envolvente da marina diariamente, permitindo a redução do ruído e evitando a emissão de gases de escape junto dos transeuntes e esplanadas.

Já no que toca ao consumo de água e energia, a Marina de Vilamoura tem vindo a tomar medidas de redução e controlo, tanto através da modernização de equipamentos – por exemplo, torneiras com redutores de caudal acionados por sensores e/ou temporizadores – como da implementação de regras e da sensibilização ambiental junto dos clientes, parceiros e prestadores de serviços. Este tipo de medidas permitiram uma redução do consumo de água e de electricidade nos balneários da Marina na ordem dos 50%.

Segundo Isolete Correia, Administradora da Marina de Vilamoura, "a sustentabilidade ambiental é um critério indispensável para investidores, clientes, parceiros e, claro, para nós próprios e para os nossos colaboradores. Por isso, é também palavra de ordem em tudo o que se faz na Vilamoura World".  A executiva afirma ainda: "Queremos, enquanto uma das Marinas mais reconhecidas da Europa, manter-nos na vanguarda da adoção de medidas que contribuem para um mundo mais verde e sustentável"