CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Mais de 2,5 milhões de americanos procuraram casa em Portugal no 3º trimestre

3 de outubro de 2022

Americanos são os estrangeiros que mais procuram casa em Portugal no 3º trimestre, ultrapassando o Brasil. Procura de casa por estrangeiros no nosso país, sobe 29% neste período, apesar de se registar um ligeiro decréscimo de 4% em relação ao 2º trimestre de 2022. Os dados são do Imovirtual, portal com o maior número de imóveis em Portugal, que acaba de divulgar um estudo baseado em informação disponível na plataforma sobre o interesse de estrangeiros na habitação nacional.

Os Estados Unidos são o país que gerou mais pesquisas de casa no território nacional no 3º trimestre de 2022 (mais de 2,5 milhões), com um crescimento de +132% face ao trimestre anterior e +988% em relação ao período homólogo de 2021, quando o tráfego americano representava cerca de 200 mil pesquisas.  Entre o top 5 de países que mais pesquisaram casa em Portugal, os Estados Unidos são o único que revela crescimento no trimestre em análise.

O Brasil, país que gerava maior tráfego de procura de casa em Portugal, é assim ultrapassado, com uma queda de -37% face ao trimestre anterior, apesar de registar um crescimento de +16% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, os brasileiros são a segunda nacionalidade que mais procurou casa em Portugal no 3º trimestre deste ano, com cerca de 1,9 milhões de pesquisas. "A nível de turismo, tem-se vindo a observar nos últimos dois anos um grande aumento de americanos em Portugal, algo que pode estar também a influenciar a procura por imobiliário. A possibilidade de integrar programas de isenções fiscais será um dos principais motivos, além do custo de vida e do clima, que se revelam atractivos para jovens trabalhadores, nómadas digitais ou até mesmo reformados", analisa Ricardo Feferbaum, director geral do Imovirtual.

Após os Estados Unidos e o Brasil, o país que gerou mais tráfego de procura de casa em Portugal no período analisado foi França, com 1,3 milhões de pesquisas, apesar de se registar um decréscimo de -12% em relação ao trimestre anterior e -10% em relação ao 3º trimestre de 2021. No top 5 seguem-se a Suíça (quase 900 mil pesquisas) e o Reino Unido (mais de 625 mil pesquisas), ambos com decréscimos de procura entre -10% e -20% face ao trimestre anterior e ao ano passado.

Lisboa é o distrito mais procurado pelos estrangeiros, com um aumento do interesse de +21% comparativamente ao trimestre anterior e de +81% quando comparado com o 3º trimestre do ano passado. O Porto é o segundo distrito mais procurado, com aumentos de +4% e +46% nos mesmos períodos. Braga, Aveiro e Leiria são as regiões que se seguem, que apesar do decréscimo de procura em relação ao trimestre anterior (-3%, -12% e -25%), crescem face ao 3º trimestre de 2021 (+49%, +74% e +16%).

No geral, no 3º trimestre o interesse estrangeiro foca-se sobretudo na compra de moradia, a única categoria que cresce +4% em relação ao 2º trimestre. Seguem-se o arrendamento de apartamento e a compra de apartamento, que se mantêm estáveis neste trimestre. Por fim, surge o interesse por arrendamento de moradia, que cai -32% face ao trimestre anterior.