CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Loja de Leiria

LEROY MERLIN vai ter 13 lojas com certificação BREEAM

19 de março de 2024


A certificação BREEAM é reconhecida internacionalmente como uma das principais ferramentas para demonstrar o compromisso com a construção sustentável.

Com a certificação de 13 lojas, a Leroy Merlin vai representar mais de 20% das certificações BREEAM, efectuadas no sector do retalho em Portugal. 

A certificação BREEAM é da maior importância na valorização dos activos imobiliários.

A Helexia Portugal, empresa especializada no desenvolvimento e implementação de projectos de descarbonização, está a apoiar a Leroy Merlin - multinacional especializada na venda de produtos e serviços nas áreas da bricolage, construção, decoração e jardim - , na implementação da Certificação BREEAM em 13 lojas da marca.

Em Portugal, actualmente, como é sabido, para além do certificado energético obrigatório, existem outras formas de certificação mais completas para imóveis que, para além da avaliação do desempenho energético, procuram avaliar a sustentabilidade de um edifício sob vários prismas, a Certificação BREEAM é uma dessas certificações.

A Certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) avalia o desempenho ambiental de edifícios em várias categorias, como energia, água, materiais, resíduos, saúde e bem-estar, transporte, uso do solo e ambiente. O objectivo é promover práticas de construção sustentável e reduzir o impacto ambiental dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida, desde o planeamento até à construção, operação e manutenção. É uma das principais ferramentas utilizadas por arquitectos, engenheiros, empresas imobiliárias e proprietários de edifícios para demonstrar o compromisso com a construção sustentável.


Loja de Setúbal


Segundo um estudo da Cushman & Wakefield, a nível nacional existem cada vez mais empresas a apostar neste tipo de certificações sustentáveis, mas os BREEAM são os que têm maior expressão, com cerca de 117 edifícios certificados, dos quais 90% são relativos a edifícios em uso e quase metade alusivos ao sector do retalho. Tendo como base estes valores, a Leroy Merlin irá representar mais de 20% das certificações relativas ao retalho em Portugal.

Actualmente, a multinacional do bricolage já tem sete lojas certificadas: Leiria, Albufeira, Loulé, Braga, Funchal, Alta de Lisboa e Setúbal; duas lojas com processo de certificação a decorrer: Aveiro, Sintra; e mais quatro lojas cujo processo está prestes a iniciar-se: Gaia, Matosinhos, Alfragide e Gondomar. Nas lojas de Albufeira e Funchal, a Helexia trabalhou em conjunto com a Cushman & Wakefield que actuou como assessora na realização destas certificações.