
José Pedro Lima
José Pedro Lima ganha "Prémio Manuel Graça Dias dst – Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra"
A obra "Pavilhão de Jardim. Forma | Foyer", do Arquitecto José Pedro Lima, foi escolhida por unanimidade do júri, como o grande vencedor do "Prémio Manuel Graça Dias dst – Ordem dos Arquitetos, Primeira Obra" – Jovem Arquitecto (2.ª edição).
O júri do evento, composto pelos arquitectos Egas José Vieira (Presidente), José Manuel Carvalho Araújo e Patrícia Rocha Leite, destacaram o trabalho pela “abordagem consistente, equilibrada e madura, demonstrando grande qualidade para uma primeira obra de arquitectura”.
A cerimónia de entrega do prémio 2ª edição do "Prémio Manuel Graça Dias dst – Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra" – Jovem Arquitecto decorre na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, às 14 horas no Auditório Domingos da Silva Teixeira, no campus do dstgroup, em Braga.
Com atelier próprio desde 2020, José Pedro Lima desenvolve projectos de arquitectura em diferentes regiões do país. O seu trabalho abrange programas de intervenção em património, projectos culturais, habitação unifamiliar e colectiva, bem como pequenos empreendimentos turísticos. É também professor assistente convidado no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.
"As cidades precisam cada vez mais de arquitectura que entendam as pessoas, que liguem as pessoas em comunidades de vida boa e que destruam os muros diáfanos que segregam e colocam uns contra os outros. A arquitectura pode resolver muitos mais problemas sociais do que resolve. O prémio quer promover a liberdade de inovar socialmente como o seu inspirador idealizava", destaca José Teixeira, presidente do dstgroup, patrono da distinção.
Outras obras destacadas pelo júri
Para além da obra vencedora, o júri também destacou, por unanimidade, as obras, "Casa Aurora" de André Azevedo, "Casa Luzim" de Juliano Ribas e Cíntia Guerreiro, e "Ladeirinha" de Elói Gonçalves, seleccionadas entre um total de 32 candidaturas.
O Prémio Manuel Graça Dias dst – Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos e do dstgroup. O prémio é atribuído através de um concurso bianual e foi criado para reconhecer e celebrar a qualidade da arquitectura desenvolvida por arquitectos com formação recente. O prémio incentiva a prática profissional e promove a criatividade, a consciência ambiental e as boas práticas no sector.
Em homenagem ao arquitecto Manuel Graça Dias, o prémio perpetua o legado de uma figura incontornável da arquitectura portuguesa, reconhecendo a sua irreverência, criatividade, inconformismo e generosidade. A distinção de uma "primeira obra" sublinha a importância de valorizar o talento emergente, promovendo a inovação e a excelência na arquitectura nacional.
Fotografias: Ivo Tavares Studio