CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Hub Criativo do Beato

Jamestown será o novo gestor de propriedade da Factory Lisbon no Hub Criativo do Beato

19 de julho de 2023

A Jamestown, empresa global de investimento e gestão imobiliária com grande foco em design, acaba de anunciar que será o novo gestor de propriedade da Factory Lisbon, o recém-inaugurado campus de inovação e empreendedorismo localizado no Hub Criativo do Beato. No seu novo papel, a Jamestown irá gerir operações diárias, incluindo a gestão estratégica, comercialização dos espaços, criação de espaços criativos, e o contínuo desenvolvimento e construção, tudo em parceria com a Factory International, criadora e fundadora da Factory Lisbon. 

A Factory International continuará responsável pelo marketing e relação com a comunidade do edifício.Com uma capacidade total para acolher 700 colaboradores, o edifício de 13.100 metros quadrados (m2) com cerca de 6.900 m2 de escritórios e 4.300 m2 de espaços públicos inclui 14 unidades de escritório modernas e flexíveis, com dimensões entre os 200 m2 e os 2.400 m2, e um dos maiores rooftops do Sul da Europa. O recinto é ainda composto por um café, um restaurante, três espaços destinados à realização de eventos para utilização da comunidade, e um espaço público no terraço. Entre os utilizadores encontra-se o SIXT Tech Hub Lisbon, que arrendou recentemente 1.000 m2 para o seu novo centro de desenvolvimento tecnológico.

O Hub Criativo do Beato, gerido pelo Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa, é um centro de inovação para a promoção do empreendedorismo e da criatividade, funcionando como um pólo de atração e retenção de novos talentos, novos projectos e novas empresas, com o objectivo de fomentar a interação entre diferentes tipos de pessoas e indústrias, criando assim uma comunidade dinâmica, inovadora e criativa. Situado na antiga zona industrial do Exército Português, anteriormente conhecida como Manutenção Militar, o local da Factory Lisbon servia antigamente para o fabrico de massas, bolachas e outros produtos feitos à base de cereais. No início deste ano, a empresa internacional de tecnologia Claranet abriu a sua nova sede no Hub Criativo do Beato, estabelecendo ainda mais a área como um hub de inovação global. "Este é o segundo centro de inovação da Jamestown em Lisboa, uma cidade que acolhe uma comunidade próspera de empreendedores, apoiada pelo foco de aceleração da Startup Lisboa," refere Michael Phillips, Presidente da Jamestown. "Estamos ansiosos por começar a nossa parceria com a Factory International, a Startup Lisboa e a comunidade existente no recinto para criar um ambiente propício ao crescimento contínuo." "Em 2019, a Factory International foi incumbida pela cidade de Lisboa de desenvolver e readaptar dois edifícios do Hub Criativo do Beato, com base numa visão partilhada de ligar a comunidade criativa de Lisboa ao cenário tecnológico global, ajudando ao mesmo tempo a rejuvenescer o bairro do Beato," acrescenta Simon Schaefer, fundador da Factory International. "Estamos muito contentes por ver a Jamestown juntar-se a nós nesta fase, enquanto parceiro estratégico".

A SIXT Tech Hub irá ocupar três pisos do edifício, fazendo desta a quarta localização Tech da empresa a nível global, impulsionando a estratégia de digitalização do fornecedor de serviços de mobilidade. Boyan Dimitrov, CTO da SIXT SE, destaca a atratividade do Hub Criativo do Beato e de Lisboa enquanto localização tecnológica, permitindo à SIXT prosseguir o seu ambicioso plano de investimento: "O objetivo é expandir a nossa equipa em Lisboa para mais de 100 programadores de IT nas áreas de desenvolvimento de produto, data science, data security e apoio especializado. A nova localização irá construir e operar algumas das aplicações de software mais importantes para a SIXT, utilizadas no aluguer e partilha de veículos, serviços de transporte privado e subscrição em mais de 100 países".A Savills assessorou a SIXT Tech Hub neste processo. 

Frederico Leitão de Sousa, Head of Offices da Savills Portugal, destaca: "Este é um novo e emblemático projecto com um excelente inquilino e um fantástico trabalho em equipa. Foi, sem dúvida, um processo que nos deixou muito satisfeitos porque o resultado acabou por ser extraordinário. A Savills apoiou o arranque de um novo centro de escritórios de referência e a SIXT afirmou-se como o inquilino perfeito, que irá criar e desenvolver este centro tecnológico na capital portuguesa."Com 40 anos de experiência no mercado internacional, a Jamestown é uma empresa com uma perspetiva de aquisição e gestão de ativos imobiliários a longo prazo, sendo reconhecida por revitalizar edifícios históricos em polos de inovação e centros comunitários de utilização mista. Os projectos atuais e anteriores incluem o Innovation and Design Building (IDB) em Lisboa, o Groot Handelsgebouw em Roterdão, o Chelsea Market e o One Times Square em Nova Iorque, o Industry City em Brooklyn e o Ponce City Market em Atlanta.

A Jamestown trará a sua experiência e perspectiva institucional para a gestão da Factory Lisbon, assegurando que o conceito desenvolvido ao longo dos últimos anos se mantém e que o edifício continua a ser uma peça chave do projeto Hub Criativo do Beato, bem como um espaço para as empresas inovarem e colaborarem. No ano passado, a equipa sediada em Lisboa lançou um projecto de Verão no IDB Rooftop, em Lisboa. O espaço reabriu recentemente para o Verão e o Outono.