CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Imagem Google StreetView

 

 

Já há um Museu Bansky em Lisboa

15 de maio de 2023

Artista de grafiti e arte urbana, activista político e ambiental, Bansky  é hoje um dos mais conhecidos autores de arte de rua. A sua arte satírica e subversiva combina humor negro e ternura.Os seus trabalhos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo. A sua menina com balão tornou-se um ícone universal.



A aurea  que granjeou é ainda potenciada pelo clima de mistério que envolve a sua personagem. Não se deixa fotografar, e os seus trabalhos tanto podem aparecer no Reino Unidos, em França, nos EUA, em Itália, ou...  numa rua ou muro de Kiev, na Ucrânia, em pleno cenário de guerra. Terá nascido em 1974, na cidade de Bristol, no Reino Unido. Isto é: tem hoje 49 anos.  Segundo o tabloide inglês Daily Mail, o seu verdadeiro nome é Robin Banks, mas isso nunca pôde ser comprovado.




Em Lisboa, capital de um país onde o amor pelo Graffiti e a arte urbana tem crescido nos últimos anos, foi inaugurado um museu dedicado ao seu trabalho. Fica na Rua Viriato, no nº 25 B, paredes meias com a Maternidade Alfredo da Costa e o Hotel Sheraton.  E vale a pena visitar.

O museu surge na sequência do êxito obtido pela exposição temporária inaugurada no Verão de 2022 "World of Bansky". O novo espaço acolhe  mais de uma centena de reproduções do trabalho do artista britânico. Conta com 11 réplicas em tamanho real dos murais de Banksy, seis deles encontrados na Ucrânia, três no Reino Unido e dois nos Estados Unidos da América.


Mural de Bansky numa rua de Kiev, Ucrânia.


Museu Banksy

Localização: Rua Viriato 25-B, 1050-234, Lisboa

Horário: de segunda a sexta-feira das 13h às 20h; fins de semana das 11h às 20h. A última entrada é às 19h45