CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Algarve

Imobiliário de luxo no Algarve: Preços aumentaram 61% nos últimos 10 anos

27 de fevereiro de 2023

De acordo com o mais recente relatório da Knight Frank, os preços prime no chamado “triângulo dourado” do Algarve Central (que vai de Almancil à Quinta do Lago, estendendo-se por toda a costa até Vilamoura) aumentaram 15% nos últimos 12 meses até Setembro de 2022.

Apesar da subida nos preços, o número de casas disponíveis para venda nesta região continua a diminuir e o ritmo de novas construções tem dificuldade em acompanhar a procura.

As vendas de imobiliário residencial no Algarve Central mantêm-se sólidas. Em 2022, as transações aumentaram 21% até ao segundo trimestre, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Como termo de comparação, no mesmo período o aumento de vendas em Lisboa rondou 3% e no país inteiro não foi além de 4,5%. À medida que as restrições de viagens pós pandemia foram aliviadas, a região do Algarve Central recebeu cada vez mais procura por parte de compradores estrangeiros.

A propósito dos resultados deste relatório, Jorge Costa, COO da Quintela e Penalva | Knight Frank, considera que “a acessibilidade do Algarve é um elemento chave para o lifestyle procurado pelos compradores do norte da Europa e de países como o Brasil, a China, ou Estados Unidos”.

A ajuda dos Golden Visa

Parte significativa destes resultados deve-se à contribuição dos Golden Visa. Desde a introdução do programa em Portugal, em 2012, foram investidos mais de 5,9 mil milhões de euros no mercado imobiliário português, valor que representa 90% do investimento total através da referida iniciativa.

Quem são os compradores

Ainda que a aquisição de uma segunda habitação domine as vendas de imobiliário na região do Algarve Central, os residentes permanentes totalizam cerca de 37% dos inquiridos pela Knight Frank. Escolas internacionais de renome e destaque internacional aqui localizadas estão a receber cada vez mais inscrições de novos alunos. Além disso, o aumento e flexibilização do regime híbrido de trabalho permite que um número crescente de cidadãos estrangeiros se desloque por períodos mais longos.

Quinta do Lago destaca-se

Em diversas localizações dentro do “triângulo dourado” do Algarve Central, os preços por metro quadrado são similares. No entanto, há uma zona específica que sobressai perante as restantes: a Quinta do Lago. É um nicho exclusivo que tem o preço médio mais elevado por metro quadrado da região, 14.000 euros/m2. Famosa em Portugal, é fora de portas que a Quinta do Lago recebe cada vez mais interesse por parte de compradores internacionais.

Informação chave

●  Os preços prime no “triângulo dourado” (Almancil, Quinta do Lago e Vilamoura) do Algarve Central aumentaram 15% nos últimos 12 meses até Setembro de 2022.

●  Em todo o Algarve Central, os preços prime aumentaram 61% entre 2002 e 2022.

●  No segundo trimestre de 2022, as vendas residenciais no Algarve aumentaram 21%.

●  Desde o início dos Golden Visa houve um investimento de mais de 5,9 mil milhões de euros no imobiliário português, 90% do investimento total.

●  A Quinta do Lago tem o preço mais elevado por metro quadrado da região, com uma média de 14.000 euros/m2.