CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

 

 

 

Duque 70 é o primeiro projecto residencial certificado no combate à Covid-19

19 de janeiro de 2021

O projecto residencial da Habitat Invest, Duque 70, localizado em Lisboa, é o primeiro a receber o certificado co/vida20 by NOVA Medical School, que tem como objectivo de promover a saúde de residentes e visitantes, protegendo-os de ameaças como a Covid-19.

A co/vida20 by NOVA Medical School, é uma iniciativa da NOVA Medical Schoolda Universidade NOVA de Lisboa e que conta com o apoio da APPII – Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários. 

O edifício, que se encontra em fase final de construção, será o primeiro empreendimento imobiliário residencial em Portugal a adoptar o programa da Nova. Para Pedro Vicente, Administrador da Habitat Invest, a promotora imobiliária tem dois desígnios para os seus produtos imobiliários em 2021: "A sua qualificação para a saúde e a sua preparação e adaptação para a mobilidade eléctrica. Vamos inovar, como gostamos, em ambas as áreas. Naturalmente que, face ao momento que atravessamos, a prioridade foi dada à qualificação para a saúde e, neste âmbito, temos a honra de ser parceiros da Nova Medical School, com o apoio da APPII, no programa co/vida20, facto de que muito nos orgulhamos, e o privilégio de poder contar com a colaboração de peritos da instituição na 'construção' dos nossos produtos imobiliários. Penso que esta certificação contribuirá para introduzir no sector a preocupação com a saúde das pessoas, que ganhou particular destaque com a pandemia que atravessamos".

Mas afinal o que é de facto a co/vida20 by NOVA Medical School? É um programa de qualificação do Edificado, de suporte e informação, auxiliando o(s) gestor(es) de um determinado edifício no desenvolvimento e operacionalização do seu Plano de Contingência customizado ante a pandemia Covid-19, traduzindo no seu contexto e apropriação do espaço as orientações e normas da Direcção Geral de Saúde (DGS) e Autoridades de Saúde. 

"O sector está ainda muito atrasado no que diz respeito à adaptação dos produtos imobiliários à saúde de quem, efectivamente, os utiliza: As pessoas. Na Habitat Invest, pensamos que há um longo caminho a percorrer, em termos de conhecimento e da sua aplicação à nossa indústria. Se o Covid-19 nos despertou para esta necessidade, será um dos pouquíssimos efeitos positivos que produziu, embora de grande importância, e que vamos trabalhar afincadamente", explica Pedro Vicente.

O administrador da Habitat Invest revela ainda que esta medida irá estender-se a outros projectos da promotora. "De futuro, desejamos que todos os produtos Habitat Invest sejam qualificados para a saúde, principal garante do bem estar das pessoas e, como tal, aquela que deverá ser a nossa principal preocupação", garante Pedro Vicente.

"Os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 são transversais a toda a sociedade. Ao juntar-se à NOVA Medical School, a APPII pretende contribuir para a elevação do bem-estar e da saúde no edificado. Acreditamos que estamos perante uma oportunidade para ser mais exigentes e dar um importante salto qualitativo no desempenho dos edifícios beneficiando assim toda a população", afirma Hugo Santos Ferreira», Vice-Presidente Executivo da APPII.

Desta forma, este envolvimento da Habitat Invest representa o início de uma Parceria Estrutural com a NOVA Medical School, para a qualificação do seu portefólio de activos imobiliários, traduzindo um forte compromisso com a saúde, conforto e qualidade de vida dos seus clientes.

De recordar que o edifício da Victoria Seguros em Miraflores, onde a seguradora concentra as suas operações, foi o primeiro edifício em Portugal alvo da qualificação co/vida20 by NOVA Medical School, sendo o Duque 70 o primeiro residencial do país. 

webinar co/vida20 by NOVA Medical School

Para compreender melhor esta certificação do co/vida20 by NOVA Medical School, será realizado um webinar com um painel de especialistas do universo da NOVA, clarificando todas as questões dos Residentes do Duque 70 concernentes à presente pandemia COVID-19.

No âmbito da iniciativa, serão ainda disponibilizados aos futuros residentes do Duque 70 os serviços laboratoriais de Biologia e Medicina Molecular da NOVA Medical School.