CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

554 famílias vão ter acesso a uma habitação em Olhão no âmbito do 1.º Direito

12 de março de 2021

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou o Acordo de Colaboração com o município de Olhão para a Estratégia Local de Habitação deste município no âmbito do Programa 1.º Direito, para apoiar 554 famílias no acesso à habitação condigna.

O acordo, homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, define um montante global de investimento pelo IHRU de 25,5 milhões de euros, dos quais 12,1 milhões euros são financiamento a fundo perdido pelo IHRU.

De acordo com um comunicado do executivo, a Estratégia Local de Habitação de Olhão prevê dar resposta a 667 famílias, uma vez que aos 554 agregados no âmbito do 1.º Direto se somam mais 113 a salvaguardar junto dos beneficiários directos. 

As modalidades de soluções habitacionais previstas passam por: reabilitação de fracções ou de prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais. 

Segundo Marina Gonçalves, o 1.º Direito é "uma das grandes ferramentas construídas nos últimos anos para dar resposta a concretização do direito à habitação» e que com o Plano de Recuperação e Resiliência «reforça-se o financiamento adicional que vai permitir meter mãos à obra e concretizar".

A Secretária de Estado da Habitação aproveitou para sublinhar que a Nova Geração de Politicas de Habitação procura também dar resposta "às famílias de rendimentos intermédios, famílias mais jovens sem capacidade de se fixarem por respostas habitacionais serem incompatíveis com os seus rendimentos", um problema que se sente "especialmente no Algarve".

O Acordo de Colaboração de Olhão é o 30.º no âmbito do Programa 1.º Direito.