CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark - Imagem CM Guimarães @Pitágoras Group

Guimarães vai tar a primeira residência de estudantes em madeira e com três pisos

11 de janeiro de 2024

A Portilame e a Carmo Wood, empresas concorrentes na construção em madeira, estabeleceram uma parceria estratégica e pioneira que une esforços, recursos e expertise para impulsionar a construção com madeira em edifícios com três ou mais pisos, de forma mais eficiente, rápida e sustentável. Dos vários projectos em estudo, surge a primeira obra que consiste na construção de um edifício de três pisos destinado ao alojamento de estudantes do Ensino Superior, no Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark.

As duas empresas decidiram unir esforços, exclusivamente no que respeita à construção com madeira de edifícios em altura.

Como resposta pragmática às necessidades do mercado e utilizando também o "Cross laminated timber" (CLT) - madeira laminada cruzada -, maximizam a eficácia operacional, optimizando recursos como conhecimento, experiência e infraestruturas.  Esta parceria representa um passo estratégico e pioneiro, rumo à liderança da inovação no sector de construção com madeira em Portugal, oferecendo soluções mais abrangentes capazes de enfrentar quaisquer desafios propostos, até os mais complexos.

"Com a crescente procura por soluções construtivas em madeira, especialmente no que respeita a edifícios em altura, a crise na habitação e a busca por soluções mais sustentáveis na construção, a Carmo Wood e a Portilame estão agora bem posicionadas para responder às necessidades específicas do mercado. A abordagem adaptativa às tendências de mercado, a resposta directa a necessidades específicas e o compromisso com a sustentabilidade e eficiência são os pilares dessa colaboração estratégica.", afirma João Figueiredo, COO e Administrador Carmo Wood.

Por sua vez, Luís Rocha, CEO e administrador da Portilame, pensa que "Contribuir para a neutralidade carbónica, promovendo a utilização de materiais naturais renováveis, como a madeira, é a nossa obrigação moral para com as próximas gerações. A mudança do paradigma na construção sustenta esta parceria estratégica, assegurando um suporte técnico especializado e consolidado, com o selo de idoneidade que caracteriza estas duas empresas", afirma.


Maqueta - @Pitágoras Group


Edifício de alojamento para estudantes em CLT avança em Guimarães

O Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, situado em Guimarães, vai receber um novo edifício destinado ao alojamento de estudantes do Ensino Superior. Este empreendimento faz parte da estratégia de desenvolvimento do Parque, uma iniciativa que integra os sectores de ensino superior e investigação científica. Essencial para atender à procura diversificada de alojamento, o novo edifício foi projectado para acolher diferentes perfis de residentes, incluindo estudantes, investigadores e docentes.

O futuro alojamento para estudantes aspira a destacar-se como uma referência na cidade e no país, especialmente nas áreas da eficiência energética, sustentabilidade e inovação. Para atingir esse objectivo, será adoptado um sistema construtivo modular e pré-fabricado, utilizando a madeira em diversas formas, sendo o expertise da Portilame e da Carmo Wood essenciais para o sucesso da sua construção. O edifício será concebido como "net-zero", enfatizando características inovadoras como autossuficiência energética, baixas emissões de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo.

O programa funcional abrangerá instalações para diversos tipos de unidades de alojamento, incluindo quartos individuais e duplos, estúdios e outras tipologias. Além disso, serão incluídos espaços comuns para convívio, lazer e refeições, bem como áreas administrativas, de apoio e técnicas e espaços de manutenção do edifício.

O consórcio formado pela Agrupamento Lúcio da Silva Azevedo e Filhos, SA, e INCONS – Indústria de Construção, SA, será responsável pela construção do edifício de alojamento para estudantes do Ensino Superior, tendo contratado a Portilame, agora em parceria com a Carmo Wood, para o desenvolvimento deste projecto que culminará na primeira obra fruto da parceria entre as duas empresas do sector da construção com madeira.

O projecto representa não apenas um marco na colaboração entre as duas empresas, mas também um avanço notável na inovação do sector de construção com madeira em Portugal.