CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Grupo Casais torna-se accionista da Cree Buildings

9 de fevereiro de 2023

O Grupo Casais e a Cree Buildings partilharam sempre um objectivo comum: liderar a transição verde na construção, contribuindo para a melhoria do sector.

Três anos após ter-se tornado parceiro oficial da Cree com uma implantação bem-sucedida em Portugal, o Grupo Casais vai reforçar ainda mais a sua parceria estratégica tornando-se accionista de referência.

Partilha de conhecimentos e crescimento mútuo

Os métodos de construção inovadores da Cree têm uma clara curva de crescimento, com os últimos anos cheios de novas parcerias, projectos, e mais de 200.000 m2 construídos. A empresa entra agora numa entusiasmante fase de expansão, com um crescimento significativo e novos projectos previstos a partir de 2023.

O Grupo Casais entra, portanto, na altura certa, juntando-se ao Grupo Rhomberg e ao Grupo Zech como accionista, para ajudar a moldar o futuro da Cree e impulsionar a sua implantação em Portugal e no estrangeiro. Por sua vez, a Casais beneficiará de um envolvimento ainda mais profundo com a rede global Cree e a melhoria incremental de soluções para as várias geografias. Do mesmo modo, as inovações da Casais como o Blufab são um complemento inestimável à atual abordagem de pré-fabricação e cadeia de fornecimento de componentes Cree.


Esta consolidação de conhecimentos e recursos foi um factor chave, diz António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais. "A competitividade depende do acesso a uma forte rede de fornecedores, especialmente num período inflacionista, como o atual", refere. "Precisamos de oferecer constantemente aos clientes fiabilidade nos custos, para diminuir quaisquer potenciais disparidades de qualidade e para ajudar a cumprir os prazos". Para isso, as redes de fornecedores e as capacidades digitais desenvolvidas por ambas as empresas são uma combinação poderosa. "Estamos agora em condições de oferecer a capacidade de implementar o mesmo tipo de tecnologia de construção em todo o lado, dando o maior número possível de ferramentas para que os parceiros alcancem soluções mais rapidamente" acrescenta António Carlos Rodrigues. "Sentimos que precisamos deste tipo de construção e abordagem para fornecer uma melhor solução aos clientes".



Grandes planos para o futuro

Para o fundador da Cree, Hubert Rhomberg, acolher a Casais como accionista é um passo lógico para um envolvimento estratégico mais activo após anos de sucesso como parceiro oficial. É também um momento oportuno, com a escalada dos projectos e a plataforma digital a mostrarem uma forte trajetória ascendente para os próximos anos. "Este é um sinal claro de que as empresas estão a prestar atenção ao que estamos a fazer", diz Rhomberg. "É mais uma confirmação de que estamos no caminho certo, e que as empresas mais inovadoras estão a tornar-se parte da família Cree".

A Casais destacou-se com o seu primeiro hotel Cree em Guimarães, que será concluído no próximo mês. Os dois edifícios de quatro andares são o primeiro projecto Cree para Hotéis B&B em Portugal, mas o próximo em Madrid já está em curso e tem atraído a atenção de promotores e operadores hoteleiros de toda a Europa, analisando o potencial de utilização do sistema Cree noutros países.

De acordo com António Carlos Rodrigues, tal interesse sublinha o potencial do método Cree. "Desde o início, fomos atraídos pela mentalidade de colaboração e partilha de conhecimentos da Cree. Quando surgiu a oportunidade de participar mais profundamente como accionistas, vimos que há muito potencial não só na Europa, mas em todo o mundo", diz António Rodrigues. "Estamos num ponto de viragem em termos de envolvimento com empresas globais". À medida O Grupo Rhomberg, o Grupo Zech e o Grupo Casais apostam na Cree Buildings e nas suas abordagens sustentáveis a crescer exponencialmente, sendo que a junção dos conhecimentos especializados ajudará a acelerar a transição verde da indústria. "Com a crescente importância dos impactos ESG, estamos agora num ponto em que as coisas estão a acelerar - algumas são simplesmente imparáveis", conclui Rodrigues. "Este é o futuro e quanto mais cedo todos começarem a empenhar-se, mais cedo atravessaremos a montanha que temos pela frente".