CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fundos imobiliário somaram 12.359,2 milhões de euros em Maio mais 4,3 milhões do que em Abril

21 de junho de 2023

Em Maio, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 12.359,2 milhões de euros, mais 4,3 milhões (0,03%) do que em Abril, avança o CMVM - Comissão de Mercados de Valores Mobiliários.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário decresceu 0,2% para 8.718,1 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,4% para 3.367,6 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 2,2% para 273,5 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 48,2% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (52,1%).

A Square AM (12,8%), a Interfundos (8,2%), e a Lynx Asset Managers (7,2%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em maio, houve a transferência de gestão do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado "IMOSONAE DOIS" e do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado "IMOSEDE", da Sierra Gestão de Fundos para a Sierra IG.

Houve ainda a liquidação do Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado "ACIF", gerido pela "GNB RE".