Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Coração de Fatima Boutique Hotel

Coração de Fatima Boutique Hotel

Fátima lidera no crescimento de dormidas em Portugal

24 de outubro de 2023

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística - INE, referentes à actividade turística até Agosto de 2023, dão conta de um crescimento das dormidas no concelho de Ourém três vezes superior à média nacional.

Os dados estatísticos referem-se ao município de Ourém e concernem as dormidas locais, que têm lugar maioritariamente em Fátima, cidade que concentra o grosso da oferta de hotelaria na totalidade do concelho.

Segundo o INE, os alojamentos turísticos de Fátima apresentam um crescimento agregado de 38%, desde janeiro até agosto de 2023, face ao período homólogo de 2022. Comparativamente, o crescimento médio dos 23 municípios mais representativos em Portugal, no mesmo período, situa-se nos 11%.

O concelho tem liderado em quase todos os meses de 2023, com exceção apenas de fevereiro e abril. Este aumento nas dormidas verifica-se também no último mês para o qual existem dados disponíveis – agosto de 2023 – com uma variação positiva de 19% em relação ao mesmo mês de 2022.

Internacionalização é chave

As mesmas estatísticas do INE mostram que 65% das noites registadas em Fátima correspondem a hóspedes internacionais, ainda abaixo dos 70% registados em 2019.

Para Alexandre Marto Pereira, CEO da United Hotels of Portugal, "este é um dado optimista, porque denota capacidade de resistência da região a eventuais ciclos económicos mais desafiantes no mercado nacional, mas também porque revela o potencial de crescimento da região e das nossas operações se mantivermos a aposta na promoção internacional."

"Esse potencial é sentido nas unidades hoteleiras de Fátima representadas pela United Hotels of Portugal. No que respeita a toda a região Centro, 21% das noites de hóspedes estrangeiros foram observadas em Fátima. Considerando um panorama de 100 municípios, esta ponderação é bastante positiva – e a nossa operação tem registado esse impacto", acrescenta Alexandre Marto Pereira.

United Hotels of Portugal regista crescimento de 20% em dormidas

Até Setembro de 2023, através da marca Fátima Hotels Group, a United Hotels of Portugal intermediou a venda de aproximadamente 140.000 dormidas, o que representa um crescimento de 20% face ao período homólogo de 2019.

A importância do mercado internacional é também uma realidade clara nas unidades representadas pela empresa – 80% dos hóspedes provêm do estrangeiro. A empresa antevê que, em 2024, os mercados emissores estrangeiros passem a representar 85% das vendas.

"As nossas operações em Fátima têm registado um crescimento nas dormidas e no peso dos hóspedes internacionais. Esperamos uma evolução igualmente positiva até ao final do ano. Com oito hotéis na localidade, temos orgulho em desempenhar um papel de porta de entrada para a descoberta da região, que ainda tem muito para mostrar ao mercado internacional – seja do ponto de vista da experiência espiritual que está subjacente a Fátima, seja da oferta cultural envolvente", refere Alexandre Marto Pereira.

Os mercados emissores com maior relevância nas unidades representadas pela United Hotels of Portugal são a Polónia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos e Brasil.