CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Johan Stevens, director geral da Sanitop e presidente da FEST

FEST realiza congresso internacional em Lisboa e debate impacto da conjuntura actual

20 de setembro de 2022

Sector é penalizada pela maior dificuldade em garantir stock disponível, bem como o aumento dos custos nas suas empresas, que têm obviamente impacto para todos os distribuidores dos materiais de construção. A actual conjuntura vai ser analisada no congresso que vai decorrer em Lisboa, no Hotel Tivoli Avenida, de 22 a 24 de Setembro.

Um iniciativa levada a cabo pela FEST - Federação Europeia de Comércio de Equipamentos Sanitários e Climatização, que representa associações de 15 países e que em Portugal é representada pela APCMC – Associação de Comerciantes de Materiais de Construção.

Um encontro que surge num ano que está a ser positivo para o sector, mas que, no entanto, é penalizada pela maior dificuldade em garantir stock disponível, bem como o aumento dos custos nas suas empresas, que têm obviamente impacto para todos os distribuidores dos materiais de construção.

O congresso, com realização bianual, é organizado este ano em Portugal, país que preside à federação europeia.  Johan Stevens, diretor geral da Sanitop e presidente da FEST, destaca que uma das grandes vantagens do evento “é a oportunidade de encontro e partilha de conhecimento, ideias e experiências entre as pessoas de diferentes empresas do setor”.

O congresso terá momentos de interação não só a nível profissional, como também social, tendo confirmada a presença de participantes provenientes de mais de 15 países europeus, que permitirá enriquecer o debate com diferentes perspectivas.

O encontro prevê momentos de convívio entre os participantes, como é o caso do jantar de gala na Estufa Fria e uma visita à cidade de Lisboa.

Impacto na experiência do cliente

Johan Stevens destaca os tempos de incerteza em que vivemos devido à “grande volatilidade em consequência da pandemia, da guerra na Ucrânia, da digitalização e das alterações climáticas. Estes factores e as suas consequências estão a ter um impacto muito grande na experiência do cliente”.

A edição do FEST conta com quatro oradores internacionais que vão expor diferentes perspectivas da experiência do cliente.

Destaque para as intervenções de Nancy Rademaker (especialista em transformação digital, inteligência artificial e foco no cliente), David Moody (consultor britânico em empresas do setor),  Pascal Coppens (especialista em inovação, nomeadamente no mercado da China) com as suas experiências em diferentes mercados e de Miguel Munoz (professor de Empreendedorismo e Inovação, com várias empresas lançadas e uma vasta experiência em diferentes mercados, tais como Portugal, Espanha, EUA e México.

“Um conjunto de painéis que se complementam entre si e que trarão certamente novos inputs para todos os participantes e para os seus negócios”, destaca Johan Stevens.

No final, haverá um debate que, além dos palestrantes, contará ainda com a participação de líderes das maiores empresas europeias.


Encontro nacional da APCMC

No dia 22, quinta-feira, a APCMC realiza um encontro nacional para os associados, com início previsto às 14 horas.

A abertura será feita por Carlos Rosa, Presidente da Direção da APCMC, segue-se a intervenção de Fernando Alexandre, doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho, vice-presidente do Conselho Económico e Social, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e ex. Secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo que tem como tema: “Que perspetivas para a economia portuguesa e para o setor da construção?”

Carlos Manuel Oliveira, Professor Convidado de Brand Management, do ISEG/UL e CEO da Marketingmania Consulting que vai debruçar-se sobre: “Os novos desafios para as empresas na era pós-digital”.
Destaque ainda para Jonas Brennwald que desde 2019 é CO-CEO e membro do Conselho de Administração da GROHE. O tema da sua intervenção é: “O Futuro da distribuição no setor dos sanitários”.

O encontro da APCMC termina com a visita ao novo Showroom da Grohe – Lisbon Experience Center, no Prata Riverside Village, em Lisboa.