CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

mobiliário

Exportações de madeira e mobiliário atingem máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros

15 de fevereiro de 2023

Em 2022, a Fileira da Madeira e do Mobiliário de Portugal registou um máximo histórico de mais de 3 mil milhões de euros (3.029 Mil Milhões de Euros) no volume das exportações, correspondente a um aumento de 17% face ao ano anterior.

Vítor Poças, Presidente da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, destaca que "estes números vêm validar e confirmar a assertividade da estratégia de promoção internacional do sector seguida nos últimos 10 anos pela AIMMP, designadamente no que diz respeito à aposta em mercados fora da Europa. É notável a resiliência, dedicação e visão do sector na aposta no design, inovação e na internacionalização como factores determinantes para a criação de valor empresarial, económico e social".

Em termos de segmentos têm particular destaque os "Painéis de Madeira" com um crescimento de 36%, em comparação com o período homólogo de 2021, seguido das "Embalagens de Madeira" com um crescimento de 34% e, ainda, do "Mobiliário" com uma subida de 14%.

2022 regista também um alargamento dos mercados destino das Exportações para fora da Europa, com um crescimento na ordem dos 20% extra UE. Aos tradicionais mercados destino do Reino Unido, Espanha, França e Alemanha ganha relevância os EUA, que em 2022 representa 5% do valor das exportações. Valores que demonstram o crescimento que o setor está a figurar fora da Europa, em mercados mais distantes e desenvolvidos como são os Estados Unidos e onde a AIMMP - Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal tem planos de investimento importantes para 2023 através do seu projeto Inter Wood & Furniture.

O Inter Wood & Furniture é um projecto de internacionalização gerido pela AIMMP para o setor das Madeiras e Mobiliário, e que apoia empresas portuguesas interessadas no desenvolvimento de estratégias de internacionalização para novos mercados em crescimento. Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção, até ao final de 2023. A destacar as duas próximas intervenções a decorrer já no próximo mês, em Março, no Dubai Wood Show, nos Emirados Árabes Unidos, e na ProWein, na Alemanha.