Taxa Euribor sobe a três e a seis meses e desce a 12 meses
A taxa Euribor subiu hoje a três e a seis meses e desceu a 12 meses em relação a quarta-feira.
Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que avançou para 2,029%, permaneceu abaixo das taxas a seis (2,098%) e a 12 meses (2,160%).
A taxa Euribor a seis meses, que passou em Janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje, ao ser fixada em 2,098%, mais 0,015 pontos do que na quarta-feira.
A Euribor a três meses também subiu, para 2,029%, mais 0,005 pontos.
Em sentido contrário, no prazo de 12 meses, a taxa Euribor recuou, ao ser fixada em 2,160%, menos 0,004 pontos.
Em 11 de Setembro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve, pela segunda reunião de política monetária consecutiva, as taxas directoras, como antecipado pelos mercados e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou este ciclo de cortes em Junho de 2024.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 29 e 30 de Outubro em Florença em Itália.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Lusa/DI