CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Casa Gloma: A beleza do betão

10 de abril de 2020

Em plena zona rural surge a Casa Gloma e mesmo em betão, ela integra-se na natureza. Duas lajes de betão com forma orgânicas, definem a forma exterior, criando uma peça com grande liberdade e consequentemente, diversidade na criação dos espaços interiores. O projecto é da autoria de Bruno Dias Arquitectura.

A moradia localiza-se nas proximidades da Vila de Ansião num terreno com um suave declive e de pequenas dimensões surge o projecto. 

Para o arquitecto, o contacto permanente com a natureza, é o mote para a definição da implantação da casa. "A casa organiza-se a partir de um eixo principal, este eixo pretende não só resolver todo o programa funcional, mas também ser o elemento delimitador das zonas sociais, privativas e serviços. Desenvolve-se num único piso elevada do chão com alguns pontos de contacto com o terreno existente aspirando fundir-se nele". 

A solução adoptada pela equipa projectista cria pequenos pátios através da sua forma, conferindo-lhe a simplicidade de materiais e formas encontrados na natureza que a rodeia.  

"Duas lajes de betão com forma orgânicas, definem a forma exterior, criando uma peça com grande liberdade e consequentemente, diversidade na criação dos espaços interiores. Criando uma permeabilidade com o exterior com abertura de grandes vãos, que passam a ter como limite a natureza", refere a memória descritiva.

 Ficha Técnica:

Área - 420 m² 

Arquitectura - Bruno Dias Arquitectura 

Equipa de Projecto - Bruno Lucas Dias; Kevin Lopes; Catarina Serra 

Construção - Construções Nascente do Nabão / Pregozêzere

Fotografia - Hugo Santos Silva