CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Praça do Comércio Imagem CMLisboa

Esculturas de Tony Cragg dão (ainda) mais brilho ao centro histórico de Lisboa

30 de setembro de 2023

Lisboa vai acolher em três das suas mais icónicas praças 4 peças do renomado sir Tony Cragg, escultor britânico nascido em Liverpool no final dos anos 40 que, desde 1977, vive em Wuppertal (Alemanha) e é considerado um dos artistas mais reconhecidos em todo o mundo.

O percurso de obras é composto pela instalação de 4 peças: a escultura Runner ficará na Praça do Município, a escultura “Stack” junto ao Cais Sul e Sueste e as esculturas “Points of View” e “Integers” no Terreiro do Paço.


Tony Cragg foto cortesia de alexia-antsakli-ARTFLYER


Stack 2018 - obra de Tony Cragg


I am Alive - escultura em Wuppertal Foto de Frank Vincentz wikipedia


A abertura da exposição das obras em espaço público tem lugar na terça-feira, dias 02 de Outubro, pelas 18 horas, com a presença do escultor, do presidente do município de Lisboa, do crítico e historiador de arte Jon Wood e do Vereador da Cultura Diogo Moura, entre outros convidados. As esculturas permanecerão até final de Janeiro e antecedem a exposição “Rare Earth”, que terá lugar dia 26 de Outubro no Museu de Arte Contemporânea do Chiado - MNAC.

Detentor de inúmeros prémios e distinções internacionais, Tony Cragg é reconhecido unânimemente como um escultor extraordinário, integrando a geração de ouro da escultura britânica. É um pensador que através das suas criações renova e amplia.  Apresentou o seu trabalho nas principais galerias e museus a nível mundial, participando inúmeras vezes na Bienal de Veneza.