CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Anjos Urban Palace, EastBanc

Eduardo Souto Moura assina o novo projecto de reabilitação da EastBanc

2 de maio de 2024

A EastBanc Portugal acaba de anunciar o lançamento de mais um projecto de reabilitação, o Anjos Urban Palace, localizado no Príncipe Real, em Lisboa, com assinatura do arquitecto Eduardo Souto Moura.

A obra de reabilitação arrancou no Verão de 2023 e ainda está em curso, estimando-se concluída em Junho do próximo ano.


Anjos Urban Palace, EastBanc

Este edifício do séc. XIX está a ser cuidadosamente restaurado, e através do trabalho de Souto Moura, irá destacar toda a sua grandiosidade intemporal e a oferecer um ambiente propício à produtividade e ao bem-estar. Contará com duas lojas, uma de 215 m2 outra de 366m2, e um restaurante com 650m2, que também inclui um terraço, que contribuirão para enriquecer mais ainda a experiência de consumo local e a vivência de bairro no Príncipe Real.

O Anjos Urban Palace é constituído por quatro pisos de escritórios repletos de luz natural e vistas panorâmicas para a Praça do Príncipe Real, para o Jardim Botânico e para o rio, oferecendo um ambiente inspirador para empresas que procuram qualidade, excelência e produtividade.


Anjos Urban Palace, EastBanc

De forma geral, o Anjos Urban Palace apresenta uma área útil total de quase 3.250 m2 e terá capacidade para receber até sete inquilinos, estando a sua comercialização a cargo das consultoras Savills e CBRE, em regime de co-exclusividade. O investimento associado a custos de reabilitação rondará os 7 milhões de euros.

"O Anjos Urban Palace é o exemplo perfeito de como a reabilitação urbana consegue dar uma nova vida a um edifício histórico, mantendo a sua identidade, ao mesmo tempo que lhe confere novos usos flexíveis e adaptados às necessidades atuais do mercado. Este é um projeto que vem consolidar a estratégia da EastBanc em Portugal, cuja prioridade, nos últimos 20 anos, tem sido revitalizar o bairro do Príncipe Real", refere Tiago Eiró, CEO da EastBanc Portugal.


Anjos Urban Palace, EastBanc

E acrescenta: “Este pode ser também o nosso primeiro edifício a receber a certificação Breeam-In-Construction, o que comprova o compromisso da EastBanc em promover projetos que cumpram práticas de construção responsáveis”.

O Gabinete de Arquitetura de Souto Moura dá mais detalhes sobre o projecto: “Antes de ser adquirido pela EastBanc, o palacete pertenceu muitos anos ao Banco de Portugal, funcionando como “caixa-forte”, o que conferia ao edifício um aspecto muito robusto e sobredimensionado. Com a nossa intervenção, aquilo que fizemos foi torná-lo o mais amplo possível. Abrimos as vistas para um belo jardim e reduzimos para mais de metade o número de pilares que o espaço apresentava inicialmente, por exemplo”.


Anjos Urban Palace, EastBanc

História do Palacete

Entre 1762 e 1783, foram construídos diversos prédios no local onde actualmente se encontra o edifício, tendo sido propriedade de inúmeras nobres famílias portuguesas. Em 1875, o capitalista Policarpo dos Anjos deu início a uma obra de reconstrução dos vários edifícios para dar lugar ao Palacete Anjos como o conhecemos hoje, ficando o projeto a cargo do arquiteto e cenógrafo Giuseppe Cinatti. Entre os anos de 1912 e 1917, foi “Legação dos Estados Unidos”, passando a sede da Escola Superior Colonial, a dependência do Banco de Portugal e, posteriormente, adquirido pela EastBanc, tendo mantido a sua utilização de retalho e escritórios nos últimos anos.


Anjos Urban Palace, EastBanc