CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto DI

Custos de construção de habitação nova abrandaram para 1,5% em Outubro

7 de dezembro de 2023

Em Outubro, o INE - Instituto Nacional de Estatística estima que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 1,5% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior.

Os preços dos materiais apresentaram uma variação de -2,3% (-1,7% no mês anterior) e o custo da mão-de-obra aumentou 6,9%, menos 0,7 p.p. que em Setembro.

O custo da mão-de-obra contribuiu com 2,8 p.p. (3,1 p.p. no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN - Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e os materiais com -1,3 p.p. (-1,0 p.p. em Setembro). 


Fonte INE


Fonte INE


Entre os materiais que mais influenciaram negativamente a variação agregada do preço estão o aço para betão e perfilados pesados e ligeiros, que apresentou um decréscimo de cerca de 20% em termos homólogos, e a chapa de aço macio e galvanizada e os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, todos com descidas de cerca de 15%. Em sentido oposto, destacaram-se o betão pronto, as tintas, primários, subcapas e vernizes e os artigos sanitários com crescimentos homólogos de cerca de 10%.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi de -0,5% em outubro, 0,9 p.p. inferior à do mês anterior. Tal como se pode observar no quadro 2, o custo dos materiais e o da mão de obra desceram 0,7% e 0,2%, respectivamente.

As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,4 p.p. e -0,1 p.p., respectivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,1 p.p. e 0,3 p.p. em Setembro, pela mesma ordem).