CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

BlockHouses Carmo Wood

Construção de habitação em CLT arranca em Portugal

24 de julho de 2023

Conhecido como o “novo betão sustentável”, composto por painéis de madeira maciça colados e prensados em camadas cruzadas é o mais recente produto lançado pela portuguesa Carmo Wood, designado BlockHouses Carmo Wood.

Disponíveis nas tipologias T0, T1, T2 e Stand, as novas BlockHouses Carmo Wood são construídas em CLT (Cross-Laminated Timber) e distinguem-se no mercado pela assinatura da Carmo Wood, uma empresa com mais de 40 anos de experiência em madeiras tratadas. 100% produzidas em Portugal, esta nova gama de produtos prima ainda pela rapidez de construção, pelo custo acessível, pela facilidade de licenciamento, pelo design nórdico e pela sustentabilidade, características que fazem desta uma opção duradoura e fiável para uma nova casa de férias, anexos, projetcos para turismo ou até para empresas.

O CLT é um material inovador. Esta técnica, de acordo com a empresa, proporciona uma resistência óptima e uma flexibilidade estrutural surpreendente. Para além da sua resistência, este material sustentável permite ainda um excelente isolamento térmico, que garante o conforto durante todas as estações do ano, e isolamento acústico.


BlockHouses Carmo Wood

“A madeira é indiscutivelmente o material de construção do século XXI. A crise na construção e na habitação verificadas nos últimos anos criaram oportunidades de mercado muito interessantes”, refere João Figueiredo, administrador e COO da Carmo Wood. “Na Carmo Wood temos a inovação e a qualidade no centro de tudo o que fazemos pelo que no último ano temos estado a desenvolver esta nova área de negócio que vem suprimir uma lacuna no mercado. Apresentar uma solução duradoura, resistente, sustentável e que pudesse ser entregue de forma rápida foi a nossa grande preocupação”, acrescenta o responsável.


BlockHouses Carmo Wood

Cada unidade é produzida (em fábrica) em cerca de um mês, e o prazo máximo de entrega ao cliente final é de dois meses

Com efeito, o processo de produção das BlockHouses Carmo Wood é ágil e eficiente. Cada unidade é produzida (em fábrica) em cerca de um mês, e o prazo máximo de entrega ao cliente final é de dois meses, garantindo um serviço chave-na-mão.

“Esta solução é ideal para turismo ou segunda habitação, mas também para empresas que procuram dar habitação aos seus funcionários em zonas com problemas de oferta ou para aqueles com muita mobilidade de trabalho que não sabem onde vão viver. Graças às BlockHouses, qualquer pessoa poderá, assim, desfrutar da sua nova habitação ou espaço comercial num curto espaço de tempo, sem comprometer a qualidade e o conforto, explica João Figueiredo.


BlockHouses Carmo Wood

Com um design minimalista, inspirado no estilo nórdico e feitas com madeira de elevada qualidade proveniente de florestas sustentáveis, as novas BlockHouses são entregues ao cliente prontas a habitar incluindo todas as instalações sanitárias, instalação de sistema de redes (electricidade, águas, esgotos, entre outras) e acabamentos. A pensar nas diversas necessidades dos clientes, a Carmo Wood oferece ainda um leque de equipamentos extra opcionais, que permitem personalizar cada casa ao seu gosto, bem como a possibilidade de incluir projeto de licenciamento, topografia ou fundações.

Devido ao seu baixo peso e técnica de construção, as BlockHouses podem até ser movidas de lugar já que são facilmente transportadas num único camião e instaladas em qualquer local desejado pelo cliente.


BlockHouses Carmo Wood

O acompanhamento ao cliente é feito durante todo o processo. As soluções de habitação Carmo Wood compreendem o fornecimento das casas, a sua montagem no terreno e todas as etapas prévias de execução dos projectos de arquitectura e, quando solicitado, a execução das infraestruturas no terreno para água, saneamento, eletricidade e comunicações. Para além disso, compreende igualmente os processos de instrução e informação sobre os procedimentos necessários para a legalização final da casa e é disponibilizado todo o apoio e informação necessários para a certificação das várias especialidades: elétricas, comunicações, energéticas, acústicas ou para obtenção da licença de habitação da casa.