
Conferência e estreia de filme encerram 2.ª edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha
A 2.ª edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha encerra no dia 23 de Janeiro, às 18h30, no Fórum da Maia, com uma conferência e a estreia de um filme, numa sessão de entrada livre.
O programa tem início com a conferência “Construir com a Memória”, pelos arquitectos Fátima Fernandes e Michele Cannatà, que irão abordar a forma como trabalham sobre estruturas existentes, tema comum às obras distinguidas nesta edição do prémio.
A sessão termina com a estreia do filme “Encontros”, do realizador Pedro Huet, produzido no âmbito de um desafio lançado pela APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha para aproximar a arquitectura do cinema, a partir das obras premiadas.
Nesta edição, o júri atribuiu o prémio, ex-aequo, à Casa TT, de António do Fundo Ferreira, e à Escola Secundária do Castêlo da Maia, de José Carvalho Araújo. O Apartamento 1602Hven2, de José Felgueiras Soares, recebeu Menção Honrosa.
A sessão assinala também o lançamento da 3.ª edição do Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, cujo aviso de abertura de candidaturas deverá ser divulgado até 31 de Julho.
In memoriam
João Álvaro Rocha foi um arquitecto português de referência, reconhecido pela abordagem rigorosa, contida e profundamente ligada ao lugar, à escala humana e à memória construída. Desenvolveu uma obra marcada pela reabilitação e transformação do existente, pela clareza construtiva e pela atenção ao uso social da arquitectura.














